Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96474
Título: O caminho para a igualdade, a educação enquanto meio para a promoção de relações igualitárias e livres de violência
Outros títulos: THE PATH TO EQUALITY. EDUCATION AS A MEANS TO THE PROMOTION OF EQUAL RELATIONS AND FREE OF VIOLENCE.
Autor: Salgado, Adriana Loureiro
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Castela, Rute
Palavras-chave: Igualdade de Género; Violência no Namoro; Educação Formal e não formal; Campanhas de sensibilização; Relações igualitárias e livres de violência; Gender Equality; Dating violence; Formal and nonformal education; Awareness campaigns; Egalitarian and violence free relationships
Data: 13-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: O CAMINHO PARA A IGUALDADE. A EDUCAÇÃO ENQUANTO MEIO PARA A PROMOÇÃO DE RELAÇÕES IGUALITÁRIAS E LIVRES DE VIOLÊNCIA.
Local de edição ou do evento: Graal
Resumo: Este relatório resulta de um período de estágio curricular que decorreu durante sete meses, entre outubro de 2020 e maio de 2021, na Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento Graal, no âmbito do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O Graal é uma organização de cariz internacional que atua na promoção dos direitos humanos, sobretudo no que diz respeito à igualdade de género. Ao mesmo tempo, procura sensibilizar e consciencializar para a problemática da violência no namoro, junto da comunidade mais jovem. O presente relatório retrata os diversos temas que fundamentaram o nosso estágio e as atividades realizadas. Numa primeira parte, apresentamos a entidade que nos acolheu. De seguida, fazemos uma abordagem sobre as temáticas da igualdade de género e da violência no namoro. Posteriormente, apresentamos o nosso Projeto de Estágio e as atividades que desenvolvemos, seguindo-se a isto a Descrição das Atividades em que colaboramos. O último ponto deste relatório diz respeito à avaliação do nosso estágio, tendo uma componente destinada à heteroavaliação e outra à autoavaliação. Este percurso permitiu-nos adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e competências tanto nível pessoal como futura profissional na área da Educação Social, do Desenvolvimento e das Dinâmicas Locais. Tornou ainda possível que adquiríssemos uma visão integrada do funcionamento da comunidade e que tomássemos consciência da importância do trabalho em rede, entre entidades, para a resolução de problemas sociais.
This report is the result of a curricular internship period that took place for seven months, between October, 2020, and May, 2021, at the Non-Governmental Organization for Grail Development, within the scope of the Master in Social Education, Development and Local Dynamics, of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The Grail is an international organization that works to promote human rights, especially regarding gender equality. At the same time, it aims to sensitize and raise awareness of the issue of dating violence in the younger community. This report portrays the various themes that supported our internship and the activities carried out. In the first part, we present the entity that welcomed us. Then, we approach the themes of gender equality and dating violence. Afterwards, we present our Internship Project and the activities we developed, followed by the Description of the Activities in which we collaborate. The last point of this report concerns the evaluation of our internship, with a component destined to hetero-evaluation and another to self-evaluation. This path allowed us to acquire and improve knowledge and skills at both a personal and future professional level in the area of Social Education, Development and Local Dynamics. It was also possible for us to acquire an integrated vision of how the community works and we became more aware of the importance of networking, between entities, for solving social problems.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/96474
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio- Adriana Salgado.pdf2.61 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

121
Visto em 26/mar/2024

Downloads

183
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons