Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/961
Title: A Criança no Portugal de Setecentos: Contributo para o estudo da evolução dos cuidados e das atitudes para com a infância.
Authors: Ferreira, António Gomes Alves 
Keywords: História da Educação; Ciências da Educação
Issue Date: 1996
Citation: FERREIRA, António Gomes Alves - A Criança no Portugal de Setecentos: Contributo para o estudo da evolução dos cuidados e das atitudes para com a infância. Coimbra, 1996.
Abstract: O estudo apresentado pretende descrever o estado dos cuidados e das atitudes para com a infância a partir de fontes diversificadas produzidas por autores portugueses entre os finais do século XVII e princípios do século XIX, destacando em especial mudanças, resistências, modas, superstições e tendências dominantes. Significativa é a abordagem das obras ligadas à práctica médica onde é possivel distinguir posturas bem diferenciadas: uns, permanecendo apegados à medicina dos antigos, ora tomavam atitudes arrojadas, ora se limitavam a reduzir as dosagens ou a evitar remédios mais fortes; outros, principalmente a partir dos finais do século XVIII, mais atentos às novas tendências da medicina europeia, procuravam impor novos hábitos higiénico-sanitários e terapêuticas mais adequadas à especificidade da infância. No entanto, no que diz respeito aos cuidados prestados aos recém-nascidos, não se registam praticamente diferenças signficativas entre o princípio e o fim do século: eles continuaram a ser totalmente enrolados em faixas e a ser alimentados por amas ou a partilhar com outros os peitos das próprias mães. Relativamente aos aspectos educativos, destaca-se duas perspectivas. Uma, mais tradicionalista, acentuava a necessidade de se impor o respeito e a obediência quase sempre por métodos severos. Outra, mais ligada ao iluminismo europeu, embora continuasse a conferir à educação a função disciplinadora, pretendia que se respeitasse a evolução natural da criança e se evitassem atitudes demasiado constrangedoras e punitivas. Da investigação resulta fundamentalmente claro que as crianças foram sobretudo vítimas das poucas condições que o século oferecia. Mais do que o desconhecer das necessidades e o ignorar das particularidades que influenciavam o desenvolvimento das crianças, era sobretudo a impotência médica, o estado sanitário das povoações, a miséria, a ignorânca supersticiosa das pessoas e a dificuldade de aceitar a desonra que empurravam as crianças para situações dramáticas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/961
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

600
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.