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https://hdl.handle.net/10316/95838
Título: | Mais Educação: para além da ampliação do tempo e espaço | Autor: | Evangelista, Simone de Almeida | Orientador: | Souza, Dileno Dustan Lucas de | Palavras-chave: | Programa Mais Educação; Tempo Integral; Gestão Educacional | Data: | Mai-2016 | Local de edição ou do evento: | Universidade Federal de Juiz de Fora | Resumo: | A presente pesquisa intitulada “Mais Educação: Para além da Ampliação do Tempo e Es- paço” partiu do interesse em refletir acerca de uma proposta de Educação Integral em Tempo Integral emancipatória, na qual a preocupação principal está em compreender e sistematizar uma rede de conhecimentos com base nas alternativas e potencialidade desenvolvidas através das atividades oferecidas e relacionadas à proposta de uma Educação Integral em Tempo Integral e se estas possuem uma relação com a realidade dos sujeitos envolvidos. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a política de educação integral da Secretaria de Educação a partir do Programa Mais Educação - PME na Escola Municipal Bom Pastor, e como se deu sua implementação. Enquanto objetivo específico procurou-se identificar que tipo de suporte este Programa oferece para a Educação Integral, bem como verificar como se dá a ampliação do tempo e as condições físicas de aprendizagem. A metodologia utilizada está fundamentada no princípio da pesquisa de campo com abordagem qualitativa cuja estratégia é o estudo de caso, compreendendo a ciência como produto humano, para envolver o processo histórico, realizando crítica e visando construir uma nova síntese no plano do conhecimento e da ação, por meio de análise bibliográfica, entrevistas, e análise documental. Assim, a partir da análise desenvolvida, concluímos que a Educação Integral em Tempo Integral oferecida pela Secretaria de Educação, ainda tem uma longa caminhada a seguir e a implementação do PME foi um ganho para as escolas, no que diz respeito aos recursos financeiros destinados para o desenvolvimento de atividades diversificadas e compras de materiais. Favorecendo assim, a organização escolar para além da ampliação do tempo e espaço, contribuindo para a formação do sujeito, aumentando suas oportunidades de forma significativa e emancipadora. | Descrição: | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | URI: | https://hdl.handle.net/10316/95838 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
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Simone Evangelista - Dissertação de Mestrado.pdf | Dissertação | 1.66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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