Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/95830
Título: Ulisses que não regressa a casa
Outros títulos: Ulysses who does not return home
Autor: Correia, Ana Paula Rebelo
Data: 16-Mai-2020
Editora: Memoirs, CES
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/648624/EU 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Memoirs Newsletter
Número: 101
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Ulysse from Bagdad, de Eric-Emmanuel Schmitt, foi publicado em França em 2008. Porquê escrever agora sobre um livro que tem mais de uma década? Se “escrever é agir”, na expressão de Emmanuel Schmitt, ler é sem dúvida conhecer, refletir, pensar, e sobretudo não perder a memória de uma história da humanidade que se repete ao longo dos séculos. Para Saad, o protagonista de Ulysse from Bagdad, o gosto pela leitura é o gosto pela liberdade: “…Nesse dia ganhei o gosto pela literatura ou pela liberdade, o que é equivalente”.
Eric-Emmanuel Schmitt's Ulysse from Bagdad was published in France in 2008. Why write about a book that is more than a decade old now? If "to write is to act ", in Emmanuel Schmitt’s words, to read is to know, reflect, think, and above all, to protect the memory of the history of humanity as it repeats across centuries. For Saad, the protagonist of Ulysse from Bagdad, the desire to read is the desire for freedom: “…That day I gained a taste for literature, or for freedom, which is the same thing”.
Descrição: MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624)
URI: https://hdl.handle.net/10316/95830
ISSN: 2184-2566
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Memoirs Newsletter

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MEMOIRS_newsletter_101_APRC_pt.pdf407.79 kBAdobe PDFVer/Abrir
MEMOIRS_newsletter_101_APRC_en.pdf403.06 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

70
Visto em 7/mai/2024

Downloads

36
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.