Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/95830
Título: | Ulisses que não regressa a casa | Outros títulos: | Ulysses who does not return home | Autor: | Correia, Ana Paula Rebelo | Data: | 16-Mai-2020 | Editora: | Memoirs, CES | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/648624/EU | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Memoirs Newsletter | Número: | 101 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Ulysse from Bagdad, de Eric-Emmanuel Schmitt, foi publicado em França em 2008. Porquê escrever agora sobre um livro que tem mais de uma década? Se “escrever é agir”, na expressão de Emmanuel Schmitt, ler é sem dúvida conhecer, refletir, pensar, e sobretudo não perder a memória de uma história da humanidade que se repete ao longo dos séculos. Para Saad, o protagonista de Ulysse from Bagdad, o gosto pela leitura é o gosto pela liberdade: “…Nesse dia ganhei o gosto pela literatura ou pela liberdade, o que é equivalente”. Eric-Emmanuel Schmitt's Ulysse from Bagdad was published in France in 2008. Why write about a book that is more than a decade old now? If "to write is to act ", in Emmanuel Schmitt’s words, to read is to know, reflect, think, and above all, to protect the memory of the history of humanity as it repeats across centuries. For Saad, the protagonist of Ulysse from Bagdad, the desire to read is the desire for freedom: “…That day I gained a taste for literature, or for freedom, which is the same thing”. |
Descrição: | MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624) | URI: | https://hdl.handle.net/10316/95830 | ISSN: | 2184-2566 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Memoirs Newsletter |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEMOIRS_newsletter_101_APRC_pt.pdf | 407.79 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
MEMOIRS_newsletter_101_APRC_en.pdf | 403.06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.