Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95617
Title: A Linguagem Pedagógica dos Significados dos Deslocamentos dos Jovens: Produção de Culturas e Cidade Educadora
Other Titles: The Pedagogical Language of the Meanings of Youth Displacement: Culture Production and Educating City
Authors: Costa, Adriana Alves Fernandes
Alcoforado, Luís 
Cordeiro, António M. Rochette 
Keywords: Cidade educadora; Jovens; Espaços; Culturas; Educator city; Young; Spaces; Cultures
Issue Date: Dec-2020
Publisher: MinervaCoimbra
Serial title, monograph or event: Educação e Formação de Jovens e Adultos. (Re)Pensando o trabalho e os contextos profissionais
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O texto aborda os significados dos deslocamentos dos jovens na cidade. Retrata os movimentos que denotam a produção de culturas, a partir da relação com os espaços. A análise desenvolvida reflete sobre os elementos culturais que são constituídos no processo de mobilidade: indicadores de apropriação e transformação de culturas, que assim se fazem porque os sujeitos protagonizam interações sócio históricas com/no o meio em que vivem. Destarte, os lugares públicos de vida representam e intensificam a amplitude das formas de sociabilidades, como também denotam a proposição de expansão de diálogos entre os territórios. Por conseguinte, a cidade educadora, assim como os sujeitos, também é entendida, em sua natureza, como plural e se (re)inventa entre a tensão individual e coletiva, bem como entre o foi, o que é e o que será. Nesse sentido, os jovens produzem juventudes: instigadas pelas linguagens contidas no/com/pelos espaços de convivência.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95617
ISBN: 978-972-798-484-8
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Livros e Capítulos de Livros
I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A linguagem pedagogica.pdf244.06 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons