Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95504
Title: Sistema de identidade gráfica: expandir o design system para atender a todos os requisitos gráficos
Other Titles: Graphics standards system: expanding design systems to serve all graphic requirements
Authors: Geirinhas, Beatriz Tenreiro Matos Andrade
Orientador: Bicker, João Manuel Frade Belo
Keywords: Design system; Design gráfico; Manual de identidade gráfica; Sistemas; Design system; Graphic design; Graphic identity manual; Systems
Issue Date: 15-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Sistema de identidade gráfica: expandir o design system para atender a todos os requisitos gráficos
Place of publication or event: doDOC Lda
Abstract: A ideia de sistemas no mundo do design não é recente. Com a criação dos primeiros manuais de identidade gráfica — onde os designers descrevem, até ao mais ínfimo detalhe, todas as regras e directrizes visuais para garantir as melhores práticas de uma marca — o conceito de sistemas no mundo design foi-se adensando.Nos dias de hoje, a utilização de sistemas no design é, sobretudo, focada no desenvolvimento de interfaces de produtos digitais e, foi neste quadro e contexto, que surgiram os design systems1. Um design system é uma coleção de componentes reutilizáveis que são guiados por estilos, padrões e regras. Quando utilizados em simultâneo, permitem a criação de qualquer número de layouts/apalicações, todos coerentes e consistentes entre si, oferecendo uma metodologia de pensar o design de forma sistemática. No entanto, esta forma ou metodologia é estritamente focada no design de interfaces e o estudo da optimização deste conhecimento e da sua utilização e aplicação a outras áreas como, por exemplo, o design gráfico, é ainda muito incipiente. A presente dissertação propõe-se a desenvolver um sistema de identidade gráfica para a empresa Dodoc. Para a criação deste sistema é importante desenvolver, em primeiro lugar, uma nova abordagem sobre a identidade de marca da empresa. Resumidamente o sistema encontra-se divido em duas plataformas, a plataforma de design e a plataforma de documentação e o seu desenvolvimento passou pela definição do seu propósito, por toda a criação dos elementos que o constituem e respectiva documentação. A criação e desenvolvimento do sistema de identidade da marca Dodoc irá ajudar a criar um universo gráfico coerente, garantindo que a marca se mantém forte e completa, capaz de crescer e de se maximizar sem descurar os valores e ideias partilhados pela empresa.
The idea of ​​systems in the design world is not new. With the creation of the first graphic identity manuals—in which designers compile a set of rules or visual guidelines to secure the best practises of a brand—the concept of systems in the design world has increased.Nowadays, the use of systems in design is, above all, focused on the development of digital product interfaces, and it was in this context that design systems emerged. A design system is a collection of reusable components that are guided by styles, patterns, and rules. When assembled together it is possible to build any number of layouts/applications, which are coherent and consistent with each other, offering a systemic design methodology. However, this form or methodology is strictly focused on the design of interfaces. The research for its usability and optimising it to other areas such as, graphic design, is still very incipient.This dissertation proposes to develop a graphic identity system for Dodoc company. To develop this system, it is important to firstly develop a new approach on the company’s brand identity. Starting by dividing it into two platforms, the design platform and the documentation platform, its development went through the definition of its purpose, the creation of all the elements that constitute it and respective documentation.The design and maturing of Dodoc brand system will support building a coherent graphic universe, ensuring that the brand remains strong and solid, capable of growing and maximising itself without neglecting the values ​​and ideas shared by the company.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/95504
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Beatriz Geirinhas 2016223724.pdf78.57 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

212
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

137
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons