Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/95504
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
dc.contributor.authorGeirinhas, Beatriz Tenreiro Matos Andrade-
dc.date.accessioned2021-08-05T22:00:58Z-
dc.date.available2021-08-05T22:00:58Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.date.submitted2021-08-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/95504-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA ideia de sistemas no mundo do design não é recente. Com a criação dos primeiros manuais de identidade gráfica — onde os designers descrevem, até ao mais ínfimo detalhe, todas as regras e directrizes visuais para garantir as melhores práticas de uma marca — o conceito de sistemas no mundo design foi-se adensando.Nos dias de hoje, a utilização de sistemas no design é, sobretudo, focada no desenvolvimento de interfaces de produtos digitais e, foi neste quadro e contexto, que surgiram os design systems1. Um design system é uma coleção de componentes reutilizáveis que são guiados por estilos, padrões e regras. Quando utilizados em simultâneo, permitem a criação de qualquer número de layouts/apalicações, todos coerentes e consistentes entre si, oferecendo uma metodologia de pensar o design de forma sistemática. No entanto, esta forma ou metodologia é estritamente focada no design de interfaces e o estudo da optimização deste conhecimento e da sua utilização e aplicação a outras áreas como, por exemplo, o design gráfico, é ainda muito incipiente. A presente dissertação propõe-se a desenvolver um sistema de identidade gráfica para a empresa Dodoc. Para a criação deste sistema é importante desenvolver, em primeiro lugar, uma nova abordagem sobre a identidade de marca da empresa. Resumidamente o sistema encontra-se divido em duas plataformas, a plataforma de design e a plataforma de documentação e o seu desenvolvimento passou pela definição do seu propósito, por toda a criação dos elementos que o constituem e respectiva documentação. A criação e desenvolvimento do sistema de identidade da marca Dodoc irá ajudar a criar um universo gráfico coerente, garantindo que a marca se mantém forte e completa, capaz de crescer e de se maximizar sem descurar os valores e ideias partilhados pela empresa.por
dc.description.abstractThe idea of ​​systems in the design world is not new. With the creation of the first graphic identity manuals—in which designers compile a set of rules or visual guidelines to secure the best practises of a brand—the concept of systems in the design world has increased.Nowadays, the use of systems in design is, above all, focused on the development of digital product interfaces, and it was in this context that design systems emerged. A design system is a collection of reusable components that are guided by styles, patterns, and rules. When assembled together it is possible to build any number of layouts/applications, which are coherent and consistent with each other, offering a systemic design methodology. However, this form or methodology is strictly focused on the design of interfaces. The research for its usability and optimising it to other areas such as, graphic design, is still very incipient.This dissertation proposes to develop a graphic identity system for Dodoc company. To develop this system, it is important to firstly develop a new approach on the company’s brand identity. Starting by dividing it into two platforms, the design platform and the documentation platform, its development went through the definition of its purpose, the creation of all the elements that constitute it and respective documentation.The design and maturing of Dodoc brand system will support building a coherent graphic universe, ensuring that the brand remains strong and solid, capable of growing and maximising itself without neglecting the values ​​and ideas shared by the company.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDesign systempor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectManual de identidade gráficapor
dc.subjectSistemaspor
dc.subjectDesign systemeng
dc.subjectGraphic designeng
dc.subjectGraphic identity manualeng
dc.subjectSystemseng
dc.titleSistema de identidade gráfica: expandir o design system para atender a todos os requisitos gráficospor
dc.title.alternativeGraphics standards system: expanding design systems to serve all graphic requirementseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationdoDOC Lda-
degois.publication.titleSistema de identidade gráfica: expandir o design system para atender a todos os requisitos gráficospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202753220-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGeirinhas, Beatriz Tenreiro Matos Andrade::0000-0003-1556-1380-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
uc.degree.elementojuriMachado, Fernando Jorge Penousal Martins-
uc.degree.elementojuriBicker, João Manuel Frade Belo-
uc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Beatriz Geirinhas 2016223724.pdf78.57 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

52
checked on Oct 22, 2021

Download(s)

44
checked on Oct 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons