Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/95494
Título: Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
Outros títulos: Teaching without borders: Mathematics at school and at home
Autor: Coelho, Bárbara Duarte
Orientador: Albuquerque, Helena Maria Mamede
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Ensino; Matemática; Ensino Online; Professor; Pedagogical Internship; Teaching; Math; Online Teaching; Teacher
Data: 16-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ensino sem fronteiras: Matemática na escola e em casa
Local de edição ou do evento: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Resumo: Este Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.ºciclo do Ensino Básico e no Secundário, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Professora Doutora Helena Albuquerque.O Núcleo de Estágio decorreu no ano letivo de 2020/2021 na Escola Secundária com 3º Ciclo D.Dinis em Coimbra e foi composto pela Orientadora Cooperante Professora Sónia Florindo e por duas Professoras Estagiárias, Bárbara Coelho, a autora deste relatório, e Carla Queirós.Durante o ano letivo a Professora Estagiária Bárbara Coelho, realizou a prática do ensino supervisionado nas turmas do 8º ano CEF, 9º ano do Ensino Básico e 12º ano do Ensino Secundário Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. O Relatório de Estágio tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, bem como atividades que foram desenvolvidas no âmbito do Projeto Educacional e apresentadas às turmas e à comunidade escolar. Também são abordadas as metodologias e tecnologias utilizadas durante a prática pedagógica, notando a diferença entre o ensino presencial e o ensino online. Este foi um ano atípico que exigiu muito de todos, tanto dos professores como dos alunos, que tiveram que se adaptar a estas duas realidades bem distintas.Apesar das adversidades, a autora deste relatório adaptou-se de forma a garantir o bom funcionamento da prática pedagógica e a realização de atividades.
This Internship Report was carried out within the scope of the Master’s Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, of the Mathematics Department in the Faculty of Sciences and Technologies of the University of Coimbra, under the supervision of Helena Albuquerque PhD.The Internship Nucleus took place in the 2020/2021 school year at the Secondary School with 3rd Cycle D.Dinis in Coimbra and was composed by the Cooperating Advisor Teacher Sónia Florindo and two Trainee Teachers, Bárbara Coelho, the author of this report, and Carla Queirós.During the school year, the Trainee Teacher Bárbara Coelho, carried out the practice of supervised teaching in the classes of the 8th year of CEF, 9th year of Basic Education and 12th year of Secondary Scientific-Humanistic of Science and Technology.The Internship Report aims to narrate and reflect on the activities developed during the pedagogical practice, as well as activities that were developed within the scope of the Educational Project and presented to the classes and the school community. There are also addressed he methodologies and technologies used during pedagogical practice, noting the difference between face-to-face teaching and online teaching. This was an atypical year that demanded a lot from everyone, both teachers and students, who had to adapt to these two very different realities.Despite the adversities, the author of this report has adapted to ensure the proper functioning of the pedagogical practice and the carrying out of activities.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/95494
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório_Estágio_BárbaraCoelho_julho2021.pdf11.49 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons