Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/95494
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Helena Maria Mamede-
dc.contributor.authorCoelho, Bárbara Duarte-
dc.date.accessioned2021-08-05T22:00:27Z-
dc.date.available2021-08-05T22:00:27Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.date.submitted2021-08-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/95494-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.ºciclo do Ensino Básico e no Secundário, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Professora Doutora Helena Albuquerque.O Núcleo de Estágio decorreu no ano letivo de 2020/2021 na Escola Secundária com 3º Ciclo D.Dinis em Coimbra e foi composto pela Orientadora Cooperante Professora Sónia Florindo e por duas Professoras Estagiárias, Bárbara Coelho, a autora deste relatório, e Carla Queirós.Durante o ano letivo a Professora Estagiária Bárbara Coelho, realizou a prática do ensino supervisionado nas turmas do 8º ano CEF, 9º ano do Ensino Básico e 12º ano do Ensino Secundário Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. O Relatório de Estágio tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, bem como atividades que foram desenvolvidas no âmbito do Projeto Educacional e apresentadas às turmas e à comunidade escolar. Também são abordadas as metodologias e tecnologias utilizadas durante a prática pedagógica, notando a diferença entre o ensino presencial e o ensino online. Este foi um ano atípico que exigiu muito de todos, tanto dos professores como dos alunos, que tiveram que se adaptar a estas duas realidades bem distintas.Apesar das adversidades, a autora deste relatório adaptou-se de forma a garantir o bom funcionamento da prática pedagógica e a realização de atividades.por
dc.description.abstractThis Internship Report was carried out within the scope of the Master’s Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, of the Mathematics Department in the Faculty of Sciences and Technologies of the University of Coimbra, under the supervision of Helena Albuquerque PhD.The Internship Nucleus took place in the 2020/2021 school year at the Secondary School with 3rd Cycle D.Dinis in Coimbra and was composed by the Cooperating Advisor Teacher Sónia Florindo and two Trainee Teachers, Bárbara Coelho, the author of this report, and Carla Queirós.During the school year, the Trainee Teacher Bárbara Coelho, carried out the practice of supervised teaching in the classes of the 8th year of CEF, 9th year of Basic Education and 12th year of Secondary Scientific-Humanistic of Science and Technology.The Internship Report aims to narrate and reflect on the activities developed during the pedagogical practice, as well as activities that were developed within the scope of the Educational Project and presented to the classes and the school community. There are also addressed he methodologies and technologies used during pedagogical practice, noting the difference between face-to-face teaching and online teaching. This was an atypical year that demanded a lot from everyone, both teachers and students, who had to adapt to these two very different realities.Despite the adversities, the author of this report has adapted to ensure the proper functioning of the pedagogical practice and the carrying out of activities.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino Onlinepor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectMatheng
dc.subjectOnline Teachingeng
dc.subjectTeachereng
dc.titleEnsino sem fronteiras: Matemática na escola e em casapor
dc.title.alternativeTeaching without borders: Mathematics at school and at homeeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Matemática da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEnsino sem fronteiras: Matemática na escola e em casapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202753891-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Matemática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCoelho, Bárbara Duarte::0000-0001-8585-5208-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCorreia, Joana Maria da Silva Teles-
uc.degree.elementojuriAlbuquerque, Helena Maria Mamede-
uc.degree.elementojuriPinto, Sandra Filipa Morais de Figueiredo Marques-
uc.contributor.advisorAlbuquerque, Helena Maria Mamede-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_Estágio_BárbaraCoelho_julho2021.pdf11.49 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

30
checked on Oct 22, 2021

Download(s)

23
checked on Oct 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons