Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94926
Title: Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
Other Titles: Mindfulness in educational context - An intervention project with 6th and 8th grade teachers and students
Authors: Pereira, Ricardo André Nunes de Sousa
Orientador: Oliveira, Albertina Lima
Keywords: Mindfulness; Educação formal; Educação contemplativa; Meditação; Mindfulness; Formal education; Contemplative education; Meditation
Issue Date: 30-Sep-2019
Serial title, monograph or event: Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas de Penacova
Abstract: Este relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, tem o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto MindSerena nas suas diversas fases de implementação, correspondendo às atividades do segundo ano curricular. Assim, integrámos a equipa do projeto na qualidade de estagiário do Mestrado em Ciências da Educação. O projeto de Aprendizagem Socioemocional: Mindfulness em contexto educativo – MindSerena - foi implementado no ano letivo de 2018/2019 no Agrupamento de Escolas de Penacova com o objetivo geral de melhorar as competências socioemocionais, atencionais e de comportamento prossocial dos alunos, por forma a melhorar os resultados, os desempenhos escolares e o bem-estar geral dos mesmos. Neste sentido, a equipa atuou em diversas vertentes, nomeadamente através da formação de professores, intervenção direta com os alunos e realizando atividades abertas à comunidade. O presente relatório, intitulado “Mindfulness em contexto educativo – Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos”, está estruturado em quatro capítulos. Começa por caracterizar o Agrupamento de Escolas de Penacova (capítulo um), seguidamente consta o enquadramento teórico no âmbito da Educação Contemplativa e das abordagens ligadas ao mindfulness (capítulo dois). O terceiro capítulo descreve detalhadamente as atividades realizadas ao longo das diversas fases do projeto, enquadradas nos objetivos de estágio. Por último, no capítulo quatro, é realizada uma avaliação do trabalho desenvolvido e são apresentadas as considerações finais.
This report, carried out in the context of Science of Education’s Master degree, aims to make known the work developed within the MindSerena project in its various implementation phases, corresponding to the activities of the second curricular year. Thus, we joined the project team in the context of the internship in the Science of Education’s Master degree. The project “Aprendizagem Socioemocional: Mindfulness em contexto educativo – MindSerena” was implemented in 2018/2019 at Agrupamento de Escolas de Penacova with the main purpose of improving students' socio-emotional, attentional and prosocial behavioral skills in order to improve their school evaluation, academic performance and wellfare. Therefore, the team worked in several ways, namely through teacher training, direct intervention with students and offering community open activities.The project worked in several aspects and the internship followed the various phases of project implementation. The present report entitled “Mindfulness em contexto educativo – Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos” is structured in four chapters. It begins by characterizing the Agrupamento de Escolas de Penacova (chapter one), followed by the theoretical framework in the field of Contemplative Education and mindfulness approaches (chapter two). The third chapter describes in detail the activities carried out throughout the various project phases, within the scope of the internship goals. Finally, in chapter four, an evaluation of the work done is exposed and the final considerations are presented.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94926
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO DE ESTÁGIO FINAL_RICARDO NUNES PEREIRA.pdf5.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons