Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94926
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima-
dc.contributor.authorPereira, Ricardo André Nunes de Sousa-
dc.date.accessioned2021-05-13T22:00:36Z-
dc.date.available2021-05-13T22:00:36Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.date.submitted2021-05-13-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94926-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEste relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, tem o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto MindSerena nas suas diversas fases de implementação, correspondendo às atividades do segundo ano curricular. Assim, integrámos a equipa do projeto na qualidade de estagiário do Mestrado em Ciências da Educação. O projeto de Aprendizagem Socioemocional: Mindfulness em contexto educativo – MindSerena - foi implementado no ano letivo de 2018/2019 no Agrupamento de Escolas de Penacova com o objetivo geral de melhorar as competências socioemocionais, atencionais e de comportamento prossocial dos alunos, por forma a melhorar os resultados, os desempenhos escolares e o bem-estar geral dos mesmos. Neste sentido, a equipa atuou em diversas vertentes, nomeadamente através da formação de professores, intervenção direta com os alunos e realizando atividades abertas à comunidade. O presente relatório, intitulado “Mindfulness em contexto educativo – Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos”, está estruturado em quatro capítulos. Começa por caracterizar o Agrupamento de Escolas de Penacova (capítulo um), seguidamente consta o enquadramento teórico no âmbito da Educação Contemplativa e das abordagens ligadas ao mindfulness (capítulo dois). O terceiro capítulo descreve detalhadamente as atividades realizadas ao longo das diversas fases do projeto, enquadradas nos objetivos de estágio. Por último, no capítulo quatro, é realizada uma avaliação do trabalho desenvolvido e são apresentadas as considerações finais.por
dc.description.abstractThis report, carried out in the context of Science of Education’s Master degree, aims to make known the work developed within the MindSerena project in its various implementation phases, corresponding to the activities of the second curricular year. Thus, we joined the project team in the context of the internship in the Science of Education’s Master degree. The project “Aprendizagem Socioemocional: Mindfulness em contexto educativo – MindSerena” was implemented in 2018/2019 at Agrupamento de Escolas de Penacova with the main purpose of improving students' socio-emotional, attentional and prosocial behavioral skills in order to improve their school evaluation, academic performance and wellfare. Therefore, the team worked in several ways, namely through teacher training, direct intervention with students and offering community open activities.The project worked in several aspects and the internship followed the various phases of project implementation. The present report entitled “Mindfulness em contexto educativo – Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos” is structured in four chapters. It begins by characterizing the Agrupamento de Escolas de Penacova (chapter one), followed by the theoretical framework in the field of Contemplative Education and mindfulness approaches (chapter two). The third chapter describes in detail the activities carried out throughout the various project phases, within the scope of the internship goals. Finally, in chapter four, an evaluation of the work done is exposed and the final considerations are presented.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectMindfulnesspor
dc.subjectEducação formalpor
dc.subjectEducação contemplativapor
dc.subjectMeditaçãopor
dc.subjectMindfulnesseng
dc.subjectFormal educationeng
dc.subjectContemplative educationeng
dc.subjectMeditationeng
dc.titleMindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básicopor
dc.title.alternativeMindfulness in educational context - An intervention project with 6th and 8th grade teachers and studentseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAgrupamento de Escolas de Penacova-
degois.publication.titleMindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básicopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202717020-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPereira, Ricardo André Nunes de Sousa::0000-0002-2852-0441-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.degree.elementojuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima::0000-0001-9521-528X-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9521-528X-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO DE ESTÁGIO FINAL_RICARDO NUNES PEREIRA.pdf5.71 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

506
checked on May 8, 2024

Download(s)

1,126
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons