Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94892
Título: Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
Outros títulos: Making a difference: Educational gerontology at the Senior University of Câmara de Lobos
Autor: Pereira, Maria José Abreu
Orientador: Oliveira, Albertina Lima
Sousa, Laura José Faria
Palavras-chave: Envelhecimento ativo;; Educação de Adultos; Gerontologia Educativa; Universidade Sénior; Seniores; Active aging; Adult Education; Educational Gerontology; Senior University; Seniors
Data: 26-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos
Local de edição ou do evento: Câmara de Lobos, Funchal
Resumo: O presente relatório, designado “Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos”, O estágio curricular foi realizado na Casa do Povo de Câmara de Lobos (CPCL), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada na freguesia de Câmara de Lobos, Madeira. Este teve a duração de um ano letivo com início em setembro de 2019 etérmino em maio de 2020, tendo sido realizado, mais especificamente, num projeto da CPCLintegrado na Universidade Sénior de Câmara de Lobos (USCL). Ainda contou com aorientação local da Dr.ª Laura Sousa, coordenadora da USCL. Com o aumento da esperança média de vida ganha ainda mais relevo a importância de proporcionar às pessoas seniores uma melhor qualidade de vida. Assim, o projeto de intervenção foi enquadrado pelo desígnio de tornar o envelhecimento mais ativo e saudável, a partir da perspetiva educacional, o que no permitiu conhecer, participar e inovar as dinâmicas de uma universidade sénior. A participação nesta resposta socioeducativa é uma oportunidade de os seniores se sentirem valorizados, colocarem em prática muitas das suas habilidades e saberes, e também de incentivar e promover o convívio social, combatendo assim o isolamento social.O relatório começa por apresentar uma fundamentação teórica em torno das temáticas do envelhecimento e da gerontologia educativa, seguindo-se a caracterização da CPCL, a apresentação do projeto de estágio com as respetivas atividades desenvolvidas, ao longo do ano, e finaliza com uma avaliação da intervenção e reflexão final.
This report, entitled “Making a difference: Educational gerontology at the Senior University of Câmara de Lobos”,the curricular internship was held at the House of People of Câmara de Lobos (CPCL), a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), located in the parish of Câmara deLobos, Madeira. This lasted for an academic year starting in September 2019 and ending in May 2020, having been carried out, more specifically, in a CPCL project integrated in the Senior University of Câmara de Lobos (USCL). It also counted on the local guidance from Dr. Laura Sousa, USCL coordinator. With the increase in average life expectancy, the importance of providing senior people with a better quality of life becomes even more important. Thus, the intervention project was framed by the aim of making aging more active and healthier, from aneducational perspective, which allowed us to know, participate and innovate the dynamics ofa senior university. Participation in this socio-educational response is an opportunity forseniors to feel valued, to put into practice many of their skills and knowledge, and toencourage and promote social interaction, as well as combating social isolation.The report begins by presenting a theoretical foundation around the themes of agingand educational gerontology, followed by the characterization of CPCL, the presentation of the internship project with the respective activities developed throughout the year, and ends with an evaluation of the intervention and a final reflection.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94892
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório_de_estágio_Maria Pereira.pdf26.57 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

147
Visto em 16/abr/2024

Downloads

240
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons