Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94892
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima-
dc.contributor.advisorSousa, Laura José Faria-
dc.contributor.authorPereira, Maria José Abreu-
dc.date.accessioned2021-05-06T22:00:14Z-
dc.date.available2021-05-06T22:00:14Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.date.submitted2021-05-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94892-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório, designado “Fazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobos”, O estágio curricular foi realizado na Casa do Povo de Câmara de Lobos (CPCL), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada na freguesia de Câmara de Lobos, Madeira. Este teve a duração de um ano letivo com início em setembro de 2019 etérmino em maio de 2020, tendo sido realizado, mais especificamente, num projeto da CPCLintegrado na Universidade Sénior de Câmara de Lobos (USCL). Ainda contou com aorientação local da Dr.ª Laura Sousa, coordenadora da USCL. Com o aumento da esperança média de vida ganha ainda mais relevo a importância de proporcionar às pessoas seniores uma melhor qualidade de vida. Assim, o projeto de intervenção foi enquadrado pelo desígnio de tornar o envelhecimento mais ativo e saudável, a partir da perspetiva educacional, o que no permitiu conhecer, participar e inovar as dinâmicas de uma universidade sénior. A participação nesta resposta socioeducativa é uma oportunidade de os seniores se sentirem valorizados, colocarem em prática muitas das suas habilidades e saberes, e também de incentivar e promover o convívio social, combatendo assim o isolamento social.O relatório começa por apresentar uma fundamentação teórica em torno das temáticas do envelhecimento e da gerontologia educativa, seguindo-se a caracterização da CPCL, a apresentação do projeto de estágio com as respetivas atividades desenvolvidas, ao longo do ano, e finaliza com uma avaliação da intervenção e reflexão final.por
dc.description.abstractThis report, entitled “Making a difference: Educational gerontology at the Senior University of Câmara de Lobos”,the curricular internship was held at the House of People of Câmara de Lobos (CPCL), a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), located in the parish of Câmara deLobos, Madeira. This lasted for an academic year starting in September 2019 and ending in May 2020, having been carried out, more specifically, in a CPCL project integrated in the Senior University of Câmara de Lobos (USCL). It also counted on the local guidance from Dr. Laura Sousa, USCL coordinator. With the increase in average life expectancy, the importance of providing senior people with a better quality of life becomes even more important. Thus, the intervention project was framed by the aim of making aging more active and healthier, from aneducational perspective, which allowed us to know, participate and innovate the dynamics ofa senior university. Participation in this socio-educational response is an opportunity forseniors to feel valued, to put into practice many of their skills and knowledge, and toencourage and promote social interaction, as well as combating social isolation.The report begins by presenting a theoretical foundation around the themes of agingand educational gerontology, followed by the characterization of CPCL, the presentation of the internship project with the respective activities developed throughout the year, and ends with an evaluation of the intervention and a final reflection.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnvelhecimento ativo;por
dc.subjectEducação de Adultospor
dc.subjectGerontologia Educativapor
dc.subjectUniversidade Séniorpor
dc.subjectSeniorespor
dc.subjectActive agingeng
dc.subjectAdult Educationeng
dc.subjectEducational Gerontologyeng
dc.subjectSenior Universityeng
dc.subjectSeniorseng
dc.titleFazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobospor
dc.title.alternativeMaking a difference: Educational gerontology at the Senior University of Câmara de Loboseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCâmara de Lobos, Funchal-
degois.publication.titleFazendo a diferença: A gerontologia educativa na Universidade Sénior de Câmara de Lobospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202719855-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPereira, Maria José Abreu::0000-0001-8866-4386-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.degree.elementojuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriBarbosa, Márcia Regina-
uc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima::0000-0001-9521-528X-
uc.contributor.advisorSousa, Laura José Faria-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9521-528X-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_de_estágio_Maria Pereira.pdf26.57 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

149
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

244
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons