Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94883
Título: As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
Outros títulos: The dynamics of the future classrooms - case study
Autor: Simões, Isabel Cristina Dias
Orientador: Canavarro, José Manuel Albuquerque Portocarrero
Palavras-chave: ambiente inovador de aprendizagem; ensino-aprendizagem; espaço físico; sala de aula do futuro; future classrooms; innovative learning environment; physical space; teaching-learning
Data: 28-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: As dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de caso
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Com alguma frequência se ouve falar nas escolas e nas ações de formação para docentes relativas aos novos ambientes de aprendizagem. Por toda a Europa, estes ambientes estão a ganhar importância e destaque nas escolas. Em Portugal, são conhecidos por Salas de Aula do Futuro (SAF) ou Ambientes Educativos Inovadores (AEI) e funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novas tecnologias e metodologias de ensino. Mediante a proliferação destes espaços um pouco por todo o país, pretende-se compreender o processo de criação das SAF, avaliar as razões que levaram à implementação destes espaços, refletir sobre o trabalho que foi feito, identificar tendências, perceber qual o impacto que têm sobre os alunos, entender a forma como podem alterar o trabalho do professor e compreender as expetativas das escolas que ainda não têm uma SAF e o pretendem fazer.Face aos objetivos definidos, delineámos uma abordagem qualitativa através do estudo de caso, recorrendo à entrevista. Assim, foram inquiridos nove indivíduos que estão envolvidos ou em contacto muito próximo com a problemática em estudo. Os resultados obtidos revelam que as SAF têm características muito próprias, foram criadas com uma finalidade específica, integram várias zonas de aprendizagem, podem ter uma equipa de apoio, estão condicionadas relativamente ao financiamento, podem ter um conjunto de parcerias que apoiam a sua criação, permitem o desenvolvimento de diversas atividades, dão um grande contributo para a formação de professores, acolhem novas dinâmicas de trabalho em sala de aula, são indicadas para promover metodologias ativas de aprendizagem, integram diferentes tecnologias, são importantes no processo ensino-aprendizagem, têm impacto na aprendizagem do aluno, promovem o desenvolvimento de competências do século XXI, têm impacto no trabalho do professor, são uma tendência e em expansão nas escolas, são promotoras de mudanças, mas para que estes resultados sejam possíveis, terão que se contornar alguns obstáculos.
Schools and teacher training initiatives in new learning environments have often been heard of. Across Europe, these environments are gaining importance and a leading role in schools. In Portugal, they are known as Future Classrooms (FC) or Innovative Educational Environments (IEE) and work as learning laboratories which are conducive to the use of new technologies and teaching methodologies.Through the proliferation of these spaces all over the country, the aim is to understand the process of creating FCs, evaluate the reasons that led to the creation of these spaces, reflect on the work that has been carried out, identify trends, understand the impact they have on students, understand how they can change the teacher's work and understand the expectations of schools who do not yet have a FC. In view of the targets set, we outlined a qualitative approach using the case study through interview. Thus, 9 individuals were interviewed who are involved or in very close contact with the issue at hand.The results obtained reveal that FCs: have very specific characteristics, were created with a specific purpose, integrate several learning areas, can have a support team, are subject to financing, can have a set of partners that support their creation, allow the development of various activities, contribute greatly to teacher training, bring new work dynamics to the classroom, are indicated to promote active learning methodologies, integrate different technologies, are important in the teaching-learning process, have a strong impact on student learning, promote the development of 21st century skills, have an impact on the teacher's work, are a trend in schools and are promoters of change. Nonetheless, for these results to be possible, some obstacles must be overcome.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94883
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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