Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94883
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCanavarro, José Manuel Albuquerque Portocarrero-
dc.contributor.authorSimões, Isabel Cristina Dias-
dc.date.accessioned2021-05-05T22:00:17Z-
dc.date.available2021-05-05T22:00:17Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.date.submitted2021-05-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/94883-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractCom alguma frequência se ouve falar nas escolas e nas ações de formação para docentes relativas aos novos ambientes de aprendizagem. Por toda a Europa, estes ambientes estão a ganhar importância e destaque nas escolas. Em Portugal, são conhecidos por Salas de Aula do Futuro (SAF) ou Ambientes Educativos Inovadores (AEI) e funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novas tecnologias e metodologias de ensino. Mediante a proliferação destes espaços um pouco por todo o país, pretende-se compreender o processo de criação das SAF, avaliar as razões que levaram à implementação destes espaços, refletir sobre o trabalho que foi feito, identificar tendências, perceber qual o impacto que têm sobre os alunos, entender a forma como podem alterar o trabalho do professor e compreender as expetativas das escolas que ainda não têm uma SAF e o pretendem fazer.Face aos objetivos definidos, delineámos uma abordagem qualitativa através do estudo de caso, recorrendo à entrevista. Assim, foram inquiridos nove indivíduos que estão envolvidos ou em contacto muito próximo com a problemática em estudo. Os resultados obtidos revelam que as SAF têm características muito próprias, foram criadas com uma finalidade específica, integram várias zonas de aprendizagem, podem ter uma equipa de apoio, estão condicionadas relativamente ao financiamento, podem ter um conjunto de parcerias que apoiam a sua criação, permitem o desenvolvimento de diversas atividades, dão um grande contributo para a formação de professores, acolhem novas dinâmicas de trabalho em sala de aula, são indicadas para promover metodologias ativas de aprendizagem, integram diferentes tecnologias, são importantes no processo ensino-aprendizagem, têm impacto na aprendizagem do aluno, promovem o desenvolvimento de competências do século XXI, têm impacto no trabalho do professor, são uma tendência e em expansão nas escolas, são promotoras de mudanças, mas para que estes resultados sejam possíveis, terão que se contornar alguns obstáculos.por
dc.description.abstractSchools and teacher training initiatives in new learning environments have often been heard of. Across Europe, these environments are gaining importance and a leading role in schools. In Portugal, they are known as Future Classrooms (FC) or Innovative Educational Environments (IEE) and work as learning laboratories which are conducive to the use of new technologies and teaching methodologies.Through the proliferation of these spaces all over the country, the aim is to understand the process of creating FCs, evaluate the reasons that led to the creation of these spaces, reflect on the work that has been carried out, identify trends, understand the impact they have on students, understand how they can change the teacher's work and understand the expectations of schools who do not yet have a FC. In view of the targets set, we outlined a qualitative approach using the case study through interview. Thus, 9 individuals were interviewed who are involved or in very close contact with the issue at hand.The results obtained reveal that FCs: have very specific characteristics, were created with a specific purpose, integrate several learning areas, can have a support team, are subject to financing, can have a set of partners that support their creation, allow the development of various activities, contribute greatly to teacher training, bring new work dynamics to the classroom, are indicated to promote active learning methodologies, integrate different technologies, are important in the teaching-learning process, have a strong impact on student learning, promote the development of 21st century skills, have an impact on the teacher's work, are a trend in schools and are promoters of change. Nonetheless, for these results to be possible, some obstacles must be overcome.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectambiente inovador de aprendizagempor
dc.subjectensino-aprendizagempor
dc.subjectespaço físicopor
dc.subjectsala de aula do futuropor
dc.subjectfuture classroomseng
dc.subjectinnovative learning environmenteng
dc.subjectphysical spaceeng
dc.subjectteaching-learningeng
dc.titleAs dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de casopor
dc.title.alternativeThe dynamics of the future classrooms - case studyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleAs dinâmicas das salas de aula do futuro - estudo de casopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202719421-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Administração Educacional-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSimões, Isabel Cristina Dias::0000-0003-4806-1606-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
uc.degree.elementojuriCanavarro, José Manuel Albuquerque Portocarrero-
uc.degree.elementojuriPocinho, Ricardo Filipe da Silva-
uc.contributor.advisorCanavarro, José Manuel Albuquerque Portocarrero-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1623-4560-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
IsabelSimoes_Tese_Final.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

25
checked on Oct 22, 2021

Download(s)

34
checked on Oct 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons