Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94850
Título: O impacto do baixo autocontrolo no crime e no comportamento antissocial: análise da Teoria Geral do Crime numa amostra de jovens portugueses
Outros títulos: The effect of low self-control in crime and antisocial behaviour: analysis of the General Theory of Crime in a sample of Portuguese adolescents
Autor: Miranda, Andreia Filipa Monteiro
Orientador: Fonseca, António Castro
Palavras-chave: Baixo autocontrolo; comportamentos antissociais; crime; oportunidade; Low self-control; antisocial behaviors; crime; opportunity
Data: 29-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: O impacto do baixo autocontrolo no crime e no comportamento antissocial: análise da Teoria Geral do Crime numa amostra de jovens portugueses
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente estudo tem como objetivo testar a hipótese central da Teoria Geral do Crime, fundamentada por Michael Gottfredson e Travis Hirschi, em 1990, que postula que, na origem de qualquer comportamento antissocial ou desviante estaria a interação entre o baixo autocontrolo e a oportunidade. Para tal, utilizou-se um grupo de jovens (n =78) de um Centro Educativo português e um grupo de jovens da comunidade. Cada participante foi entrevistado, tendo preenchido uma Escala de Baixo Autocontrolo elaborada por Grasmick e colaboradores (1993) e uma escala de “oportunidade de crime”, que consistia num conjunto de questões que visam avaliar as oportunidades operacionalizadas em termos de amigos desviantes que o indivíduo tem, assumindo-se que quanto mais amigos desviantes o indivíduo tiver, maiores serão as oportunidades de transgressão. Num segundo estudo, procurou-se analisar o poder de predição do baixo autocontrolo, oportunidade e interação destas duas variáveis, utilizando dados de um estudo longitudinal realizado em Coimbra em 1992-93.Os resultados mostraram que os jovens internados em Centro Educativo apresentam mais baixo autocontrolo, o que vai de encontro com a Teoria Geral do Crime. No segundo estudo, verificou-se que a interação entre estas duas variáveis parece não ter tanta importância, contrariamente ao que a mesma teoria defende. Além disso, este segundo estudo sugere outras variáveis que podem influenciar o comportamento antissocial.Este trabalho apresenta dois estudos com duas populações diferentes.
The present study aims to test the central hypothesis of the General Theory of Crime, substantiated by Michael Gottfredson and Travis Hirschi in 1990, which postulates that at the origin of any antisocial or deviant behavior there would be the interaction between low self-control and opportunity. To do so, we used a group of young people (n = 78) from a Portuguese Education Center and a group of young people from the community. Each participant was interviewed, having completed a Low Self-Control Scale elaborated by Grasmick et al. (1993) and a "crime opportunity" scale, which consisted of a set of questions destined at evaluating the opportune opportunities in terms of deviant friends that the individual has, assuming that the more deviant friends the individual has, the greater the opportunities for transgression. In a second study, we tried to analyze the power of prediction of the low self-control, opportunity and interaction of these two variables, this through a database of a longitudinal study carried out in Coimbra in 1992-93.The results showed that the young people admitted to Educative Center have lower self-control, which goes in line with the General Theory of Crime. In the second study, the results showed that the interaction between these two variables seems not to be as important as the assumptions that the same theory defends. Plus, this study suggests other variables that may influence antisocial behavior.This investigation has two studies with different population
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94850
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
versao final-converted-convertido_Andreia Miranda.pdf419.14 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

94
Visto em 23/abr/2024

Downloads

91
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons