Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94838
Title: Organizational Interventions that promote Positive Leaderships
Other Titles: Intervenções Organizacionais que promovem Lideranças Positivas
Authors: Vieira, Marta Filipa Soares
Orientador: Pais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco
Keywords: Revisão sistemática da literatura; Liderança positiva; Liderança Autêntica; Liderança Servidora;; Liderança Ética.; Systematic literature review; Positive leadership; Ethical leadership.; Authentic leadership; Servant leadership;
Issue Date: 27-Feb-2019
Serial title, monograph or event: Organizational Interventions that promote Positive Leaderships
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Esta revisão sistemática da literatura caracteriza programas de intervenção em organizações que visam promover uma liderança positiva e ética. Nós fornecemos uma revisão de 18 artigos empíricos sobre liderança Autêntica, liderança Servidora e liderança Ética. Primeiro, realizamos uma conceptualização e um enquadramento da teoria da liderança Autêntica, Servidora e Ética. Em segundo lugar, descrevemos os métodos e apresentamos os resultados da análise. Utilizando palavras-chave como 'Liderança Servidora', 'Liderança Autêntica', 'Liderança Virtuosa' e 'Liderança Ética' no título, e 'programa' ou 'intervenção' no resumo, em bases de dados indexadas na EBSCO, e após a aplicação dos critérios de inclusão, 18 artigos foram revisados. Os resultados mostram que o modelo mais frequente na literatura é a liderança Autêntica, e que a maioria dos artigos empíricos analisou amostras de estudantes e gestores / líderes, utilizando principalmente questionários. Relativamente ao modelo de Liderança Servidora, destacaram-se três características dos líderes servidores, como a consciencialização, o compromisso com o crescimento dos outros e a construção da comunidade. No que se refere ao modelo de Liderança Autêntica, os conceitos de autoconsciência, perspetiva moral internalizada e transparência relacional mostraram-se extremamente importantes e, por fim, verificou-se uma forte correlação entre traços de personalidade e a liderança Ética. Finalmente, concluímos com a discussão dos resultados, limitações do artigo, futuras investigações e implicações práticas do artigo, para expandir esta área de intervenção, alcançando novos avanços teóricos e empíricos.
This systematic literature review characterizes intervention programs in organizations aimed at promoting positive and ethical-related leadership. We provide a review of 18 empirical articles on Authentic leadership, Servant leadership, and Ethical leadership. First, we present a conceptual clarity and framework of Authentic, Servant and Ethical leadership theories. Second, we describe the methods and present the results of the analysis. Using the key-words ‘Servant leadership’, ‘Authentic leadership’, ‘Virtuous leadership’ and ‘Ethical leadership’ in Title, and ‘program’ or ‘intervention’ in Abstract in databases indexed in EBSCO, and after applying the inclusion criteria 18 articles were reviewed. The results show that the most frequent model in literature is the Authentic leadership and that most of the empiric articles analyzed samples of students and managers/business leaders, using mainly questionnaires. Relatively to the Servant Leadership model, three characteristics of servant leaders such as awareness, commitment to the growth of others and building community stood out. Concerning the Authentic Leadership model, the concepts of self-awareness, internalized moral perspective, and relational transparency proved to be extremely important, and, lastly, it was verified a strong correlation between personality traits and Ethical leadership. We finally conclude by discussing the results, limitations of the article, future research, and practical implications, to bring this field of intervention forward reaching theoretical and empirical advancement.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94838
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

84
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

71
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons