Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94838
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dc.contributor.advisorPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
dc.contributor.authorVieira, Marta Filipa Soares-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:04:46Z-
dc.date.available2021-05-03T22:04:46Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.date.submitted2021-05-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94838-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEsta revisão sistemática da literatura caracteriza programas de intervenção em organizações que visam promover uma liderança positiva e ética. Nós fornecemos uma revisão de 18 artigos empíricos sobre liderança Autêntica, liderança Servidora e liderança Ética. Primeiro, realizamos uma conceptualização e um enquadramento da teoria da liderança Autêntica, Servidora e Ética. Em segundo lugar, descrevemos os métodos e apresentamos os resultados da análise. Utilizando palavras-chave como 'Liderança Servidora', 'Liderança Autêntica', 'Liderança Virtuosa' e 'Liderança Ética' no título, e 'programa' ou 'intervenção' no resumo, em bases de dados indexadas na EBSCO, e após a aplicação dos critérios de inclusão, 18 artigos foram revisados. Os resultados mostram que o modelo mais frequente na literatura é a liderança Autêntica, e que a maioria dos artigos empíricos analisou amostras de estudantes e gestores / líderes, utilizando principalmente questionários. Relativamente ao modelo de Liderança Servidora, destacaram-se três características dos líderes servidores, como a consciencialização, o compromisso com o crescimento dos outros e a construção da comunidade. No que se refere ao modelo de Liderança Autêntica, os conceitos de autoconsciência, perspetiva moral internalizada e transparência relacional mostraram-se extremamente importantes e, por fim, verificou-se uma forte correlação entre traços de personalidade e a liderança Ética. Finalmente, concluímos com a discussão dos resultados, limitações do artigo, futuras investigações e implicações práticas do artigo, para expandir esta área de intervenção, alcançando novos avanços teóricos e empíricos.por
dc.description.abstractThis systematic literature review characterizes intervention programs in organizations aimed at promoting positive and ethical-related leadership. We provide a review of 18 empirical articles on Authentic leadership, Servant leadership, and Ethical leadership. First, we present a conceptual clarity and framework of Authentic, Servant and Ethical leadership theories. Second, we describe the methods and present the results of the analysis. Using the key-words ‘Servant leadership’, ‘Authentic leadership’, ‘Virtuous leadership’ and ‘Ethical leadership’ in Title, and ‘program’ or ‘intervention’ in Abstract in databases indexed in EBSCO, and after applying the inclusion criteria 18 articles were reviewed. The results show that the most frequent model in literature is the Authentic leadership and that most of the empiric articles analyzed samples of students and managers/business leaders, using mainly questionnaires. Relatively to the Servant Leadership model, three characteristics of servant leaders such as awareness, commitment to the growth of others and building community stood out. Concerning the Authentic Leadership model, the concepts of self-awareness, internalized moral perspective, and relational transparency proved to be extremely important, and, lastly, it was verified a strong correlation between personality traits and Ethical leadership. We finally conclude by discussing the results, limitations of the article, future research, and practical implications, to bring this field of intervention forward reaching theoretical and empirical advancement.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapor
dc.subjectLiderança positivapor
dc.subjectLiderança Autênticapor
dc.subjectLiderança Servidora;por
dc.subjectLiderança Ética.por
dc.subjectSystematic literature revieweng
dc.subjectPositive leadershipeng
dc.subjectEthical leadership.eng
dc.subjectAuthentic leadershipeng
dc.subjectServant leadership;eng
dc.titleOrganizational Interventions that promote Positive Leadershipseng
dc.title.alternativeIntervenções Organizacionais que promovem Lideranças Positivaspor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleOrganizational Interventions that promote Positive Leadershipseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202716350-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVieira, Marta Filipa Soares::0000-0002-0864-0614-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriLima, Luiza Isabel Gomes Freire Nobre-
uc.degree.elementojuriPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
uc.degree.elementojuriPereira, Susana Cristina Alves Silva-
uc.contributor.advisorPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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