Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/947
Title: WPPSI-R : estudos de adaptação e validação em crianças portuguesas
Authors: Santos, Maria João Rama Seabra 
Orientador: Simões, Mário Rodrigues
Keywords: Avaliação psicológica; Escala de Inteligência de Wechsler para crianças
Issue Date: 30-Apr-1999
Citation: SANTOS, Maria João Rama Seabra - WPPSI-R : estudos de adaptação e validação em crianças portuguesas. Coimbra, 1998.
Abstract: As pesquisas expostas nesta dissertação tiveram como objectivo adaptar um instrumento que é originalmente americano, a Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária - Forma Revista (WPPSI-R), para as crianças portuguesas, e apreciar a utilidade da versão assim adaptada. Neste tipo de trabalho, para além da simples tradução dos respectivos materiais, impõe-se a sua adaptação em função das características linguísticas e culturais da população à qual se destina. Importa, para além do mais, fazer a demonstração da sua validade, o que equivale a responder à seguinte questão: Será que o teste adaptado avalia, nesta população, os mesmos construtos que a versão original, na população para a qual foi inicialmente aferida? A dissertação representa a primeira fase de um projecto mais amplo, cujo objectivo é a aferição nacional da WPPSI-R. Está organizada em duas partes. A Primeira Parte (Estudos Teóricos) consta de três capítulos nos quais é feito um enquadramento teórico e uma síntese das investigações realizadas com a WPPSI-R noutros países. A Segunda Parte (Estudos Empíricos) compreende cinco capítulos e representa um contributo mais pessoal para a aferição da WPPSI-R para as crianças portuguesas, no qual se incluem os seguintes estudos: tradução e adaptação inicial da Escala, nomeadamente no que respeita aos itens dos testes verbais e às instruções de administração e cotação; análise quantitativa dos itens que constituem os vários testes, e que conduziu à elaboração da versão portuguesa da WPPSI-R, através da selecção e reordenação dos itens e da redefinição dos respectivos critérios de início e de interrupção; pesquisas relativas à precisão e à validade da versão portuguesa; e, ainda, um estudo cujo objectivo fundamental consiste em apreciar a potencial utilidade de alguns dos testes da WPPSI-R no âmbito da avaliação dinâmica de crianças com e sem dificuldades escolares. Ao longo da dissertação é feita a demonstração das potencialidades da Escala de Wechsler no domínio da avaliação da inteligência de crianças em idade pré-escolar e início da idade escolar, ao mesmo tempo que se chama a atenção para as suas principais limitações.
Description: Tese de Doutoramento em Psicologia (Avaliação Psicológica) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/947
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.