Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/947
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dc.contributor.advisorSimões, Mário Rodrigues-
dc.contributor.authorSantos, Maria João Rama Seabra-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:48:49Z-
dc.date.available2008-12-04T14:48:49Z-
dc.date.issued1999-04-30en_US
dc.identifier.citationSANTOS, Maria João Rama Seabra - WPPSI-R : estudos de adaptação e validação em crianças portuguesas. Coimbra, 1998.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/947-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Psicologia (Avaliação Psicológica) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractAs pesquisas expostas nesta dissertação tiveram como objectivo adaptar um instrumento que é originalmente americano, a Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária - Forma Revista (WPPSI-R), para as crianças portuguesas, e apreciar a utilidade da versão assim adaptada. Neste tipo de trabalho, para além da simples tradução dos respectivos materiais, impõe-se a sua adaptação em função das características linguísticas e culturais da população à qual se destina. Importa, para além do mais, fazer a demonstração da sua validade, o que equivale a responder à seguinte questão: Será que o teste adaptado avalia, nesta população, os mesmos construtos que a versão original, na população para a qual foi inicialmente aferida? A dissertação representa a primeira fase de um projecto mais amplo, cujo objectivo é a aferição nacional da WPPSI-R. Está organizada em duas partes. A Primeira Parte (Estudos Teóricos) consta de três capítulos nos quais é feito um enquadramento teórico e uma síntese das investigações realizadas com a WPPSI-R noutros países. A Segunda Parte (Estudos Empíricos) compreende cinco capítulos e representa um contributo mais pessoal para a aferição da WPPSI-R para as crianças portuguesas, no qual se incluem os seguintes estudos: tradução e adaptação inicial da Escala, nomeadamente no que respeita aos itens dos testes verbais e às instruções de administração e cotação; análise quantitativa dos itens que constituem os vários testes, e que conduziu à elaboração da versão portuguesa da WPPSI-R, através da selecção e reordenação dos itens e da redefinição dos respectivos critérios de início e de interrupção; pesquisas relativas à precisão e à validade da versão portuguesa; e, ainda, um estudo cujo objectivo fundamental consiste em apreciar a potencial utilidade de alguns dos testes da WPPSI-R no âmbito da avaliação dinâmica de crianças com e sem dificuldades escolares. Ao longo da dissertação é feita a demonstração das potencialidades da Escala de Wechsler no domínio da avaliação da inteligência de crianças em idade pré-escolar e início da idade escolar, ao mesmo tempo que se chama a atenção para as suas principais limitações.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectAvaliação psicológicaen_US
dc.subjectEscala de Inteligência de Wechsler para crianças-
dc.titleWPPSI-R : estudos de adaptação e validação em crianças portuguesasen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1311-1338-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0001-5035-0816-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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