Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94773
Título: O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
Outros títulos: The team learning process and the effect on the team commitment: a longitudinal and intragrupal perspective
Autor: Dinis, Joana Margarida Carvalho
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Palavras-chave: Abordagem longitudinal e intragrupal; Aprendizagem grupal; Comprometimento para com o grupo; Dinâmicas grupais; Intrateam longitudinal approach; Team learning; Team commitment; Team dynamics
Data: 28-Fev-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: In a globalized world like today, the workgroups are a central element for the organization’s success. They are complex adaptive systems, characterized by a nonlinear dynamic, so they can present variations on the development patterns over time.In this sense, the present study is based on an intrateam longitudinal approach. Using a sample of 42 project teams and single-item visual analogue scales, we tried to analyze the different development patterns of team learning based on three different moments (in the beginning, middle and end of the group life cycle) and their impact on team commitment – affective, normative and continuance -, at the end of the project. The results indicate that the nonlinear patterns are more frequent and that the groups variate in their learning process (in the utilization that they make in the team learning behaviors over time), with statistical significance differences in the three characteristics of change: direction, ratio and degree. Furthermore, the results suggest that different development patterns lead to diverse effects on the three components of commitment. The most affected commitment is the affective commitment.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num mundo globalizado como o atual, os grupos de trabalho constituem um elemento central para o sucesso das organizações. Estes grupos são sistemas adaptativos e complexos, caracterizados por uma dinâmica não linear, pelo que podem apresentar variações nos padrões de desenvolvimento ao longo do tempo.Neste sentido, o presente estudo baseia-se numa abordagem longitudinal e intragrupal. Através de uma amostra de 42 equipas de projeto e de medidas de item único com escalas de resposta de formato analógico visual, procurámos analisar os diferentes padrões de aprendizagem grupal tendo por base três momentos distintos (início, meio e fim do ciclo de vida grupal) e qual o seu impacto no comprometimento – afetivo, normativo e de continuidade – dos membros para com o grupo, no final do período de trabalho.Os resultados revelam que os padrões não lineares são os mais frequentes e que os grupos diferem na sua forma de aprender (i.e., na utilização que fazem dos comportamentos de aprendizagem em grupo ao longo do tempo), tendo-se obtido diferenças estatisticamente significativas nas três características da mudança: direção, rácio e grau. Estes resultados sugerem, ainda, que diferentes padrões de desenvolvimento conduzem a efeitos distintos nos três componentes do comprometimento. O comprometimento mais afetado por estes padrões foi o comprometimento afetivo.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94773
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese_JoanaDinis_2019.pdf1.76 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

79
Visto em 24/abr/2024

Downloads

61
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons