Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94773
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
dc.contributor.authorDinis, Joana Margarida Carvalho-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:00:15Z-
dc.date.available2021-05-03T22:00:15Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.date.submitted2021-05-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94773-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractIn a globalized world like today, the workgroups are a central element for the organization’s success. They are complex adaptive systems, characterized by a nonlinear dynamic, so they can present variations on the development patterns over time.In this sense, the present study is based on an intrateam longitudinal approach. Using a sample of 42 project teams and single-item visual analogue scales, we tried to analyze the different development patterns of team learning based on three different moments (in the beginning, middle and end of the group life cycle) and their impact on team commitment – affective, normative and continuance -, at the end of the project. The results indicate that the nonlinear patterns are more frequent and that the groups variate in their learning process (in the utilization that they make in the team learning behaviors over time), with statistical significance differences in the three characteristics of change: direction, ratio and degree. Furthermore, the results suggest that different development patterns lead to diverse effects on the three components of commitment. The most affected commitment is the affective commitment.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------eng
dc.description.abstractNum mundo globalizado como o atual, os grupos de trabalho constituem um elemento central para o sucesso das organizações. Estes grupos são sistemas adaptativos e complexos, caracterizados por uma dinâmica não linear, pelo que podem apresentar variações nos padrões de desenvolvimento ao longo do tempo.Neste sentido, o presente estudo baseia-se numa abordagem longitudinal e intragrupal. Através de uma amostra de 42 equipas de projeto e de medidas de item único com escalas de resposta de formato analógico visual, procurámos analisar os diferentes padrões de aprendizagem grupal tendo por base três momentos distintos (início, meio e fim do ciclo de vida grupal) e qual o seu impacto no comprometimento – afetivo, normativo e de continuidade – dos membros para com o grupo, no final do período de trabalho.Os resultados revelam que os padrões não lineares são os mais frequentes e que os grupos diferem na sua forma de aprender (i.e., na utilização que fazem dos comportamentos de aprendizagem em grupo ao longo do tempo), tendo-se obtido diferenças estatisticamente significativas nas três características da mudança: direção, rácio e grau. Estes resultados sugerem, ainda, que diferentes padrões de desenvolvimento conduzem a efeitos distintos nos três componentes do comprometimento. O comprometimento mais afetado por estes padrões foi o comprometimento afetivo.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAbordagem longitudinal e intragrupalpor
dc.subjectAprendizagem grupalpor
dc.subjectComprometimento para com o grupopor
dc.subjectDinâmicas grupaispor
dc.subjectIntrateam longitudinal approacheng
dc.subjectTeam learningeng
dc.subjectTeam commitmenteng
dc.subjectTeam dynamicseng
dc.titleO processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupalpor
dc.title.alternativeThe team learning process and the effect on the team commitment: a longitudinal and intragrupal perspectiveeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleO processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202716120-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDinis, Joana Margarida Carvalho::0000-0002-6628-0549-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.degree.elementojuriPinto, Ana Luísa Sousa-
uc.degree.elementojuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3380-0840-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_JoanaDinis_2019.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons