Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/94503
Title: | Ansiedade matemática: uma revisão bibliográfica | Other Titles: | Math anxiety: a literature review | Authors: | Simões, Inês Bajouca | Orientador: | Silva, José Manuel Tomás | Keywords: | revisão bibliográfica; ansiedade matemática; desempenho matemático; diferenças de género; intervenções; literature review; math anxiety; math performance; gender differences; interventions | Issue Date: | 9-Oct-2020 | Serial title, monograph or event: | Ansiedade matemática: uma revisão bibliográfica | Place of publication or event: | FPCEUC | Abstract: | In this dissertation, as a literature review, we aim to define math anxiety, its characteristics and what differentiates it from other types of anxiety. We look at its causes as well as its impact and consequences. We also look at the relationship between math anxiety and math performance, as well the relationship between math anxiety and gender differences. Lastly, we focus on the interventions to alleviate math anxiety and its prevention.Keywords: literature review, math anxiety, math performanceIn this dissertation, as a literature review, we aim to define math anxiety, its characteristics and what differentiates it from other types of anxiety. We look at its causes as well as its impact and consequences. We also look at the relationship between math anxiety and math performance, as well the relationship between math anxiety and gender differences. Lastly, we focus on the interventions to alleviate math anxiety and its prevention.Keywords: literature review, math anxiety, math performanceIn this dissertation, as a literature review, we aim to define math anxiety, its characteristics and what differentiates it from other types of anxiety. We look at its causes as well as its impact and consequences. We also look at the relationship between math anxiety and math performance, as well the relationship between math anxiety and gender differences. Lastly, we focus on the interventions to alleviate math anxiety and its prevention.Keywords: literature review, math anxiety, math performance Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/94503 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | Login |
---|---|---|---|---|
tese_____ ines simoes 2020.pdf | 432.77 kB | Adobe PDF | Embargo Access Request a copy |
Page view(s)
178
checked on Mar 26, 2024
Download(s)
33
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License