Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94503
Title: Ansiedade matemática: uma revisão bibliográfica
Other Titles: Math anxiety: a literature review
Authors: Simões, Inês Bajouca
Orientador: Silva, José Manuel Tomás
Keywords: revisão bibliográfica; ansiedade matemática; desempenho matemático; diferenças de género; intervenções; literature review; math anxiety; math performance; gender differences; interventions
Issue Date: 9-Oct-2020
Serial title, monograph or event: Ansiedade matemática: uma revisão bibliográfica
Place of publication or event: FPCEUC
Abstract: In this dissertation, as a literature review, we aim to define math anxiety, its characteristics and what differentiates it from other types of anxiety. We look at its causes as well as its impact and consequences. We also look at the relationship between math anxiety and math performance, as well the relationship between math anxiety and gender differences. Lastly, we focus on the interventions to alleviate math anxiety and its prevention.Keywords: literature review, math anxiety, math performanceIn this dissertation, as a literature review, we aim to define math anxiety, its characteristics and what differentiates it from other types of anxiety. We look at its causes as well as its impact and consequences. We also look at the relationship between math anxiety and math performance, as well the relationship between math anxiety and gender differences. Lastly, we focus on the interventions to alleviate math anxiety and its prevention.Keywords: literature review, math anxiety, math performanceIn this dissertation, as a literature review, we aim to define math anxiety, its characteristics and what differentiates it from other types of anxiety. We look at its causes as well as its impact and consequences. We also look at the relationship between math anxiety and math performance, as well the relationship between math anxiety and gender differences. Lastly, we focus on the interventions to alleviate math anxiety and its prevention.Keywords: literature review, math anxiety, math performance
Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática.Nesta dissertação, com o carácter de revisão bibliográfica, procuramos definir ansiedade matemática, caracterizando-a e distinguindo-a de outros tipos de ansiedade. Olhamos para as suas causas, o seu impacto e as consequências que provoca. É analisada a sua relação com o desempenho em matemática, bem como com o género. Por fim, olhamos para intervenções com o foco em prevenir e diminuir a ansiedade matemática
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94503
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
tese_____ ines simoes 2020.pdf432.77 kBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

178
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

33
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons