Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93680
Título: Sobre a Intencionalidade Comunicativa da Modalidade com Valor Epistémico: uma Perspetiva Didática no Ensino Secundário
Outros títulos: On the Communicative Intentionality of Epistemic Modality: a Didactic Perspective in Secondary Education
Autor: Ferreira, Bárbara São Marcos
Orientador: Fernandes, Anabela Santos
Palavras-chave: Ensino da língua; Educação literária; Modalidade epistémica; Intencionalidade comunicativa; Language teaching; Literary education; Epistemic modality; Communicative intentionality
Data: 14-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Sobre a Intencionalidade Comunicativa da Modalidade com Valor Epistémico: uma Perspetiva Didática no Ensino Secundário
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito da intencionalidade comunicativa das marcas linguísticas com valor epistémico, realizado na Prática Pedagógica Supervisionada de Português em duas turmas, uma de 10.º ano (desenvolvido em contexto de ensino presencial e não presencial) e outra de 12.º ano (contexto de ensino presencial), ambas do Ensino Secundário, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2019/2020. O objetivo desta pesquisa prende-se com a tentativa de (i) identificar as estruturas linguísticas utilizadas pelos alunos para veicular opiniões, (ii) descrever a perceção dos alunos acerca das marcas linguísticas epistémicas num texto literário e (iii) aferir a competência dos alunos na aplicação das marcas linguísticas epistémicas em sequências textuais argumentativas. Desta forma, a aplicação didática do tema monográfico procurou aprofundar a consciência dos alunos sobre a modalidade epistémica através da memorização dos conceitos e, por outro, mediante a observação e a análise de valores epistémicos em práticas linguísticas. A interpretação dos dados recolhidos confirma a pertinência das aplicações didáticas, dado que a tomada de consciência das diversas marcas linguísticas epistémicas por parte dos alunos está evidenciada nos resultados das atividades propostas depois do ensino explícito.O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito da intencionalidade comunicativa das marcas linguísticas com valor epistémico, realizado na Prática Pedagógica Supervisionada de Português em duas turmas, uma de 10.º ano (desenvolvido em contexto de ensino presencial e não presencial) e outra de 12.º ano (contexto de ensino presencial), ambas do Ensino Secundário, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2019/2020. O objetivo desta pesquisa prende-se com a tentativa de (i) identificar as estruturas linguísticas utilizadas pelos alunos para veicular opiniões, (ii) descrever a perceção dos alunos acerca das marcas linguísticas epistémicas num texto literário e (iii) aferir a competência dos alunos na aplicação das marcas linguísticas epistémicas em sequências textuais argumentativas. Desta forma, a aplicação didática do tema monográfico procurou aprofundar a consciência dos alunos sobre a modalidade epistémica através da memorização dos conceitos e, por outro, mediante a observação e a análise de valores epistémicos em práticas linguísticas. A interpretação dos dados recolhidos confirma a pertinência das aplicações didáticas, dado que a tomada de consciência das diversas marcas linguísticas epistémicas por parte dos alunos está evidenciada nos resultados das atividades propostas depois do ensino explícito.
This report describes a scientific-didactic case study on the explicit teaching of communicative intentionality of linguistic marks with epistemic value. It was carried out during the Supervised Pedagogical Practice of Portuguese of two groups of students: a 10th grade class (also developed in online teaching) and a 12th grade class (both part of portuguese secondary school), from the Scientific-Humanistic course of Sciences and Technologies, in the academic year 2019/2020. This research aims to (i) identify the linguistic structures used by students to convey opinions, (ii) describe students' perception of epistemic linguistic marks in a literary text and (iii) assess students' competence in the application of epistemic linguistic marks in argumentative textual sequences. Therefore, the didactic application of the monographic subject sought to deepen students' awareness of the epistemic modality through the memorization of concepts and, whereas, through the observation and analysis of epistemic values in linguistic practices. The analysis of the collected data confirms the relevance of the didactic applications, given the students' awareness of the various epistemic linguistic marks is emphasized in the results of the proposed activities after explicit, well-informed teaching.This report describes a scientific-didactic case study on the explicit teaching of communicative intentionality of linguistic marks with epistemic value. It was carried out during the Supervised Pedagogical Practice of Portuguese of two groups of students: a 10th grade class (also developed in online teaching) and a 12th grade class (both part of portuguese secondary school), from the Scientific-Humanistic course of Sciences and Technologies, in the academic year 2019/2020. This research aims to (i) identify the linguistic structures used by students to convey opinions, (ii) describe students' perception of epistemic linguistic marks in a literary text and (iii) assess students' competence in the application of epistemic linguistic marks in argumentative textual sequences. Therefore, the didactic application of the monographic subject sought to deepen students' awareness of the epistemic modality through the memorization of concepts and, whereas, through the observation and analysis of epistemic values in linguistic practices. The analysis of the collected data confirms the relevance of the didactic applications, given the students' awareness of the various epistemic linguistic marks is emphasized in the results of the proposed activities after explicit, well-informed teaching.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93680
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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