Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93680
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dc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
dc.contributor.authorFerreira, Bárbara São Marcos-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:00:59Z-
dc.date.available2021-03-18T23:00:59Z-
dc.date.issued2020-07-14-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93680-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito da intencionalidade comunicativa das marcas linguísticas com valor epistémico, realizado na Prática Pedagógica Supervisionada de Português em duas turmas, uma de 10.º ano (desenvolvido em contexto de ensino presencial e não presencial) e outra de 12.º ano (contexto de ensino presencial), ambas do Ensino Secundário, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2019/2020. O objetivo desta pesquisa prende-se com a tentativa de (i) identificar as estruturas linguísticas utilizadas pelos alunos para veicular opiniões, (ii) descrever a perceção dos alunos acerca das marcas linguísticas epistémicas num texto literário e (iii) aferir a competência dos alunos na aplicação das marcas linguísticas epistémicas em sequências textuais argumentativas. Desta forma, a aplicação didática do tema monográfico procurou aprofundar a consciência dos alunos sobre a modalidade epistémica através da memorização dos conceitos e, por outro, mediante a observação e a análise de valores epistémicos em práticas linguísticas. A interpretação dos dados recolhidos confirma a pertinência das aplicações didáticas, dado que a tomada de consciência das diversas marcas linguísticas epistémicas por parte dos alunos está evidenciada nos resultados das atividades propostas depois do ensino explícito.O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito da intencionalidade comunicativa das marcas linguísticas com valor epistémico, realizado na Prática Pedagógica Supervisionada de Português em duas turmas, uma de 10.º ano (desenvolvido em contexto de ensino presencial e não presencial) e outra de 12.º ano (contexto de ensino presencial), ambas do Ensino Secundário, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2019/2020. O objetivo desta pesquisa prende-se com a tentativa de (i) identificar as estruturas linguísticas utilizadas pelos alunos para veicular opiniões, (ii) descrever a perceção dos alunos acerca das marcas linguísticas epistémicas num texto literário e (iii) aferir a competência dos alunos na aplicação das marcas linguísticas epistémicas em sequências textuais argumentativas. Desta forma, a aplicação didática do tema monográfico procurou aprofundar a consciência dos alunos sobre a modalidade epistémica através da memorização dos conceitos e, por outro, mediante a observação e a análise de valores epistémicos em práticas linguísticas. A interpretação dos dados recolhidos confirma a pertinência das aplicações didáticas, dado que a tomada de consciência das diversas marcas linguísticas epistémicas por parte dos alunos está evidenciada nos resultados das atividades propostas depois do ensino explícito.por
dc.description.abstractThis report describes a scientific-didactic case study on the explicit teaching of communicative intentionality of linguistic marks with epistemic value. It was carried out during the Supervised Pedagogical Practice of Portuguese of two groups of students: a 10th grade class (also developed in online teaching) and a 12th grade class (both part of portuguese secondary school), from the Scientific-Humanistic course of Sciences and Technologies, in the academic year 2019/2020. This research aims to (i) identify the linguistic structures used by students to convey opinions, (ii) describe students' perception of epistemic linguistic marks in a literary text and (iii) assess students' competence in the application of epistemic linguistic marks in argumentative textual sequences. Therefore, the didactic application of the monographic subject sought to deepen students' awareness of the epistemic modality through the memorization of concepts and, whereas, through the observation and analysis of epistemic values in linguistic practices. The analysis of the collected data confirms the relevance of the didactic applications, given the students' awareness of the various epistemic linguistic marks is emphasized in the results of the proposed activities after explicit, well-informed teaching.This report describes a scientific-didactic case study on the explicit teaching of communicative intentionality of linguistic marks with epistemic value. It was carried out during the Supervised Pedagogical Practice of Portuguese of two groups of students: a 10th grade class (also developed in online teaching) and a 12th grade class (both part of portuguese secondary school), from the Scientific-Humanistic course of Sciences and Technologies, in the academic year 2019/2020. This research aims to (i) identify the linguistic structures used by students to convey opinions, (ii) describe students' perception of epistemic linguistic marks in a literary text and (iii) assess students' competence in the application of epistemic linguistic marks in argumentative textual sequences. Therefore, the didactic application of the monographic subject sought to deepen students' awareness of the epistemic modality through the memorization of concepts and, whereas, through the observation and analysis of epistemic values in linguistic practices. The analysis of the collected data confirms the relevance of the didactic applications, given the students' awareness of the various epistemic linguistic marks is emphasized in the results of the proposed activities after explicit, well-informed teaching.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino da línguapor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectModalidade epistémicapor
dc.subjectIntencionalidade comunicativapor
dc.subjectLanguage teachingeng
dc.subjectLiterary educationeng
dc.subjectEpistemic modalityeng
dc.subjectCommunicative intentionalityeng
dc.titleSobre a Intencionalidade Comunicativa da Modalidade com Valor Epistémico: uma Perspetiva Didática no Ensino Secundáriopor
dc.title.alternativeOn the Communicative Intentionality of Epistemic Modality: a Didactic Perspective in Secondary Educationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleSobre a Intencionalidade Comunicativa da Modalidade com Valor Epistémico: uma Perspetiva Didática no Ensino Secundáriopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674258-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Bárbara São Marcos::0000-0003-4291-9288-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Maria da Conceição Carapinha-
uc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
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