Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93487
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º e 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO, EM MIRANDA DO CORVO, JUNTO DA TURMA A DO 7ºA, NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Other Titles: PEDAGOGICAL STAGE REPORT, DEVELOPED IN BASIC SCHOOL 2ND AND 3ND CYCLES WITH SECONDARY JOSÉ FALCÃO, IN MIRANDA DO CORVO, NEXT TO THE CLASS 7ºA, IN THE LEADING YEAR 2018/2019
Authors: Costa, Ricardo Borges Pena Oliveira
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Ensino-Aprendizagem; Aptidão Física; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Intervention; Teaching-Learning; Physical Fitness
Issue Date: 15-Jul-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º e 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO, EM MIRANDA DO CORVO, JUNTO DA TURMA A DO 7ºA, NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico representa o consumar da formação como futuro professor de Educação Física, tendo como objetivo a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos durante o processo académico desde a Licenciatura em Ciências do Desporto ao presente Mestrado, através da lecionação de Educação Física a uma turma do 7º ano, que decorreu na Escola Básica 2,3 c/ Sec. José Falcão, no ano letivo 2018/2019. O presente documento visa a produção de uma reflexão, caraterização e descrição sobre o Estágio Pedagógico. O presente Relatório de Estágio encontra-se dividido primeiro numa introdução ao presente documento e em seguida, de três capítulos. O primeiro capítulo será composto por uma contextualização na qual se desenvolveu a prática docente, o segundo capítulo, uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, designadamente o planeamento, a intervenção pedagógica, a avaliação e a ética-profissional e por fim, o terceiro capítulo, que será a abordagem ao Tema-Problema, procurando aprofundar a seguinte questão: “Será que é possível melhorar a condição física dos alunos, através de um trabalho específico, uma vez por semana?”, sendo uma amostra composta por 70 alunos do 7º ano de escolaridade, com idades entre os 11 e 13 anos, com uma turma como grupo de controlo e três turmas com trabalho pedagógico especifico.
This document emerges within a Masters Degree in the Teaching of Physical Education at basic and secondary High school students under the responsibility of the Sport Sciences and of Physical Education faculty in the University of Coimbra. The Teacher Training represents the consummation of the training as a future Physical Education teacher, aiming at the application of all the knowledge acquired during the academic process from the Degree in Sports Science to the present Master, through the teaching of Physical Education to a group of the 7th year, which took place in the Basic School 2.3 c / Sec. José Falcão, in the 2018/2019 school year. This document aims to produce a reflection, characterization and description about the Teacher Training. This document is divided first in an introduction to this document and then in three chapters. The first chapter will be composed of a contextualization in which the teaching practice was developed, the second chapter, a reflexive analysis on the pedagogical practice, namely the planning, the pedagogical intervention, the evaluation and the ethical-professional and, finally, the third chapter , which will be the approach to the Problem-Theme, seeking to deepen the following question: "Is it possible to improve the physical condition of the students, through a specific work, once a week?", being a sample composed of 70 students from the 7th year of schooling, with one class as a control group and three classes with specific pedagogical work.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/93487
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1819_Ricardo_Costa.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

7
checked on Apr 9, 2021

Download(s)

3
checked on Apr 9, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons