Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93487
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Raúl Agostinho Simões-
dc.contributor.authorCosta, Ricardo Borges Pena Oliveira-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:06:17Z-
dc.date.available2021-03-16T23:06:17Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93487-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico representa o consumar da formação como futuro professor de Educação Física, tendo como objetivo a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos durante o processo académico desde a Licenciatura em Ciências do Desporto ao presente Mestrado, através da lecionação de Educação Física a uma turma do 7º ano, que decorreu na Escola Básica 2,3 c/ Sec. José Falcão, no ano letivo 2018/2019. O presente documento visa a produção de uma reflexão, caraterização e descrição sobre o Estágio Pedagógico. O presente Relatório de Estágio encontra-se dividido primeiro numa introdução ao presente documento e em seguida, de três capítulos. O primeiro capítulo será composto por uma contextualização na qual se desenvolveu a prática docente, o segundo capítulo, uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, designadamente o planeamento, a intervenção pedagógica, a avaliação e a ética-profissional e por fim, o terceiro capítulo, que será a abordagem ao Tema-Problema, procurando aprofundar a seguinte questão: “Será que é possível melhorar a condição física dos alunos, através de um trabalho específico, uma vez por semana?”, sendo uma amostra composta por 70 alunos do 7º ano de escolaridade, com idades entre os 11 e 13 anos, com uma turma como grupo de controlo e três turmas com trabalho pedagógico especifico.por
dc.description.abstractThis document emerges within a Masters Degree in the Teaching of Physical Education at basic and secondary High school students under the responsibility of the Sport Sciences and of Physical Education faculty in the University of Coimbra. The Teacher Training represents the consummation of the training as a future Physical Education teacher, aiming at the application of all the knowledge acquired during the academic process from the Degree in Sports Science to the present Master, through the teaching of Physical Education to a group of the 7th year, which took place in the Basic School 2.3 c / Sec. José Falcão, in the 2018/2019 school year. This document aims to produce a reflection, characterization and description about the Teacher Training. This document is divided first in an introduction to this document and then in three chapters. The first chapter will be composed of a contextualization in which the teaching practice was developed, the second chapter, a reflexive analysis on the pedagogical practice, namely the planning, the pedagogical intervention, the evaluation and the ethical-professional and, finally, the third chapter , which will be the approach to the Problem-Theme, seeking to deepen the following question: "Is it possible to improve the physical condition of the students, through a specific work, once a week?", being a sample composed of 70 students from the 7th year of schooling, with one class as a control group and three classes with specific pedagogical work.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectAptidão Físicapor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Interventioneng
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.subjectPhysical Fitnesseng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º e 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO, EM MIRANDA DO CORVO, JUNTO DA TURMA A DO 7ºA, NO ANO LETIVO DE 2018/2019por
dc.title.alternativePEDAGOGICAL STAGE REPORT, DEVELOPED IN BASIC SCHOOL 2ND AND 3ND CYCLES WITH SECONDARY JOSÉ FALCÃO, IN MIRANDA DO CORVO, NEXT TO THE CLASS 7ºA, IN THE LEADING YEAR 2018/2019eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º e 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO, EM MIRANDA DO CORVO, JUNTO DA TURMA A DO 7ºA, NO ANO LETIVO DE 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673685-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, Ricardo Borges Pena Oliveira::0000-0002-8226-4688-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.degree.elementojuriMarques, Ana Isabel Valente-
uc.degree.elementojuriMartins, Raúl Agostinho Simões-
uc.contributor.advisorMartins, Raúl Agostinho Simões::0000-0003-1194-4560-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1194-4560-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1819_Ricardo_Costa.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

89
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

76
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons