Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93467
Título: Relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2/3 s. Dr.Daniel de Matos junto da turma B do 10.º ano no ano letivo 2018/2019
Outros títulos: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN BASIC SCHOOL 2/3 S. DR. DANIEL DE MATOS WITH THE CLASS B OF THE 10TH YEAR IN THE YEAR 2018/2019
Autor: Santos, Gonçalo José Dias dos
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Processo ensino-aprendizagem; Perceção; Physical Education; Teacher Training; Pedagogical Intervention; Teaching-learning process; Perception
Data: 12-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2/3 S. DR. DANIEL DE MATOS JUNTO DA TURMA B DO 10.º ANO NO ANO LETIVO 2018/2019
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente Relatório de Estágio representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, sendo que este documento é resultante da prática pedagógica desenvolvida na Escola Básica 2,3/S Dr. Daniel de Matos, sede do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, junto da turma B do 10º ano de escolaridade, durante o ano letivo 2018/2019.O Estágio Pedagógico constitui-se, então, como um período de formação curricular, que possibilita ao professor estagiário a execução e cumprimento da função docente, em todas as suas áreas e dimensões, sobre supervisão, em que realmente é efetivada a prática e aplicação da teoria adquirida na formação inicial. Esta transferência entre a teoria e a prática só é exequível através de uma postura critico-reflexiva, de acordo com as especificidades do contexto experienciado, de forma a potenciar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Assim, através de uma reflexão crítica, fundamentada e estruturada, são descritas as experiências vivenciadas, as aprendizagens efetivadas e os conhecimentos adquiridos durante esta prática docente na Educação Física, sendo que se dividem em três capítulos essenciais do processo: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica e o aprofundamento de um tema-problema sobre “A intervenção pedagógica entendida pelos diferentes atores de um mesmo contexto de ensino-aprendizagem: estudos-caso com professor estagiário e professor experiente, e as suas turmas do ensino secundário”.
This Teacher Training represents the conclusion of the Master's Degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School by the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This document is a result of the pedagogical practice developed in Escola Básica 2,3/S Dr. Daniel de Matos together with class B of the 10th grade, during the 2018/2019 school year.The Teacher Training is a period of curricular training, which enables the trainee teacher to execute and fulfill the teaching function, in all its areas and dimensions, on supervision, in which the practice and application of the theory acquired in initial formation is accomplished. This transference between theory and practice is only feasible through a critical-reflexive posture, according to the specificities of the context experienced, in order to enhance the development of the teaching-learning process.Thus, through a critical reflection, based and structured, are described the experiences, the actual learning and the knowledge acquired during this teaching practice in Physical Education, and are divided into three essential chapters of the process: the contextualization of the practice developed, the reflexive analysis on the pedagogical practice and the deepening of a thematic called "The pedagogical intervention understood by the different actors of the same teaching-learning context: Case studies with trainee teacher and experienced teacher, and their classes in high school ".
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93467
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório_de_Estágio-Gonçalo_Santos.pdf2.81 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

56
Visto em 23/abr/2024

Downloads

119
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons