Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93465
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma 10ºD no ano letivo de 2018/2019
Outros títulos: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL QUINTA DAS FLORES, NEXT TO CLASS 10º D IN THE 2018/2019 SCHOOL YEAR.
Autor: Cardoso, Francisco Miguel Ferreira
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Palavras-chave: Aproveitamento a Educação Física; Curso; Educação Física; Prática Desportiva; Necessidades Educativas Especiais; Success to Physical Education.; Course; Physical Education; Sports Practice; Special Educational Needs
Data: 4-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, JUNTO DA TURMA 10º D NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O presente relatório final de estágio pedagógico está inserido no plano curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico (EP) é uma experiência formativa, onde o professor estagiário tem a possibilidade de exercer funções enquanto docente de Educação Física (EF), com supervisão e orientação. Representa, assim, uma oportunidade de aplicar todos os conhecimentos, aprendizagens e ideias que fomos adquirindo ao longo da nossa formação académica.O relatório de estágio apresentado é relativo ao estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, no ano letivo de 2018/2019, onde foi lecionada a disciplina de Educação Física à turma do 10º D. A turma contemplou três alunos com Trissomia 21, que necessitaram de uma adaptação severa do processo ensino-aprendizagem considerado para os outros alunos. O mesmo encontra-se dividido em quatro áreas do estágio: área 1) tarefas de ensino aprendizagem; área 2) tarefas de organização e gestão escolar; área 3) projeto e parcerias educativas; e área 4) atitude ético-profissional. No último capítulo, será aprofundado o tema-problema, “Relação entre a prática de atividade físico-desportiva extracurricular e o aproveitamento na disciplina de Educação Física: Comparação entre cursos”. Este estudo demonstrou que a prática de atividade físico-desportiva extracurricular está relacionada com o aproveitamento na disciplina de Educação Física.
The present final report of the pedagogical internship is inserted in the curricular plan of the 2nd year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.The Pedagogical Internship (EP) is a formative experience, where the trainee teacher has the possibility to exercise functions as a Physical Education (PE) teacher, with supervision and guidance. It represents an opportunity to apply all the knowledge, learning and ideas that we acquired throughout our academic training.This internship report refers to the pedagogical internship carried out at the Quinta das Flores Primary and Secondary School, in the 2018/2019 school year, where the subject of Physical Education was taught to the 10th D class. The class included three students with Trisomy 21, who needed a severe adaptation of the teaching-learning process considered for the other students. It is divided into four areas of the internship: area 1) learning teaching tasks; area 2) school organisation and management tasks; area 3) educational project and partnerships; and area 4) ethical-professional attitude. In the last chapter, there will be a deepening of the problem-topic, "Relationship between the practice of extracurricular physical-sports activity and the achievement in the discipline of Physical Education: Comparison between courses". This study showed that the practice of extracurricular physical-sports activity is related to the performance in the discipline of Physical Education.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93465
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg2019_Francisco_Cardoso.pdf2.21 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

43
Visto em 26/mar/2024

Downloads

40
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons