Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93451
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 9º C no ano letivo de 2018/2019
Outros títulos: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED WITH THE CLASS C FROM THE 9TH GRADE OF ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ DURING THE SCHOOL YEAR OF 2018/2019
Autor: Santos, João Pedro Loureiro
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Palavras-chave: Educação Física; Autoestima; Ansiedade Físico-Social; Natação Escolar; Physical Education; Self-esteem; Social-Physical Anxiety; Scholar Swimming
Data: 11-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ JUNTO DA TURMA 9º C NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O Relatório Final de Estágio, dissertação no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, inserido no quarto semestre do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra foi produzido ao longo de todo o segundo o ano letivo do curso em questão, paralelamente à realização da unidade curricular Estágio Pedagógico.O conteúdo do documento categoriza-se em três capítulos. O primeiro que contextualiza as práticas desenvolvidas ao longo do EP, que servirá como base aos conteúdos a analisar e refletir daí em diante. O segundo capítulo prende-se com a elaboração de uma síntese de reflexões acerca da prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano na Escola Secundária da Lousã. O terceiro capítulo trata-se do aprofundamento do tema/problema, um estudo na área da psicologia desportiva, cuja finalidade foi estudar as relações entre a prática das aulas de Natação em Educação Física e os constructos autoestima e ansiedade físico-social dos alunos. Com uma amostra de 97 alunos do 9º ano do terceiro ciclo do ensino básico da Escola Secundária da Lousã. Foi medida a autoestima com a versão portuguesa validada da Escala de Autoestima de Rosenberg, a Ansiedade Físico-Social com a adaptação portuguesa Escala de Ansiedade Físico-Social, e foram recolhidos os dados de prática das aulas de Natação. Foram aplicados testes estatísticos de metodologia paramétrica e não paramétrica e chegou-se às conclusões que não existem diferenças estatisticamente significativas entre a perceção da autoestima e ansiedade em função do sexo dos alunos do 9º Ano e que existe uma relação estatisticamente significativa entre a prática das aulas de natação e dois constructos medidos.
The Final Internship report, dissertation in the scope of the course Internship Report on the fourth semester of the Physical Education (PE) Teaching for the Basic and High School Masters by Sports’ Science and Physical Education Faculty of the University of Coimbra. This work was done throughout the second year of the mentioned Masters, in pair with the Teaching Training.The content of this document can be sectioned in three chapters. The first will contextualize the developed methods throughout the PI and used as basis for the content to be analysed and considered further. The second one will be focused with the elaboration of a synthesis of the reflections about the pedagogical methods developed during the scholar year on the High School of Lousã. The last one has a deeper development of the subject/problem, a study in the field of Sports’ Psychology with the intent of studying the relationships between the practice of swimming in PE classes and constructs for self-esteem and social-physical anxiety of the students. Self-esteem was measured with the Portuguese validated version of Social-Physical Anxiety Scale and data was collected from the swimming lessons. For the previously mentioned data, parametric and non-parametric statistical tests were applied and the results led to conclusions that there are not statistically significant differences between the perception of self-esteem and anxiety of the students from the ninth grade regarding the sex, and there are statistically significant differences between practice of swimming and the two measured constructs.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93451
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Rel_Estg2019_João_Santos.pdf1.91 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

74
Visto em 24/abr/2024

Downloads

7
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons