Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93451
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, José Pedro Leitão-
dc.contributor.authorSantos, João Pedro Loureiro-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:00:17Z-
dc.date.available2021-03-16T23:00:17Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93451-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Físicapt
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio, dissertação no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, inserido no quarto semestre do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra foi produzido ao longo de todo o segundo o ano letivo do curso em questão, paralelamente à realização da unidade curricular Estágio Pedagógico.O conteúdo do documento categoriza-se em três capítulos. O primeiro que contextualiza as práticas desenvolvidas ao longo do EP, que servirá como base aos conteúdos a analisar e refletir daí em diante. O segundo capítulo prende-se com a elaboração de uma síntese de reflexões acerca da prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano na Escola Secundária da Lousã. O terceiro capítulo trata-se do aprofundamento do tema/problema, um estudo na área da psicologia desportiva, cuja finalidade foi estudar as relações entre a prática das aulas de Natação em Educação Física e os constructos autoestima e ansiedade físico-social dos alunos. Com uma amostra de 97 alunos do 9º ano do terceiro ciclo do ensino básico da Escola Secundária da Lousã. Foi medida a autoestima com a versão portuguesa validada da Escala de Autoestima de Rosenberg, a Ansiedade Físico-Social com a adaptação portuguesa Escala de Ansiedade Físico-Social, e foram recolhidos os dados de prática das aulas de Natação. Foram aplicados testes estatísticos de metodologia paramétrica e não paramétrica e chegou-se às conclusões que não existem diferenças estatisticamente significativas entre a perceção da autoestima e ansiedade em função do sexo dos alunos do 9º Ano e que existe uma relação estatisticamente significativa entre a prática das aulas de natação e dois constructos medidos.pt
dc.description.abstractThe Final Internship report, dissertation in the scope of the course Internship Report on the fourth semester of the Physical Education (PE) Teaching for the Basic and High School Masters by Sports’ Science and Physical Education Faculty of the University of Coimbra. This work was done throughout the second year of the mentioned Masters, in pair with the Teaching Training.The content of this document can be sectioned in three chapters. The first will contextualize the developed methods throughout the PI and used as basis for the content to be analysed and considered further. The second one will be focused with the elaboration of a synthesis of the reflections about the pedagogical methods developed during the scholar year on the High School of Lousã. The last one has a deeper development of the subject/problem, a study in the field of Sports’ Psychology with the intent of studying the relationships between the practice of swimming in PE classes and constructs for self-esteem and social-physical anxiety of the students. Self-esteem was measured with the Portuguese validated version of Social-Physical Anxiety Scale and data was collected from the swimming lessons. For the previously mentioned data, parametric and non-parametric statistical tests were applied and the results led to conclusions that there are not statistically significant differences between the perception of self-esteem and anxiety of the students from the ninth grade regarding the sex, and there are statistically significant differences between practice of swimming and the two measured constructs.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectAutoestimapt
dc.subjectAnsiedade Físico-Socialpt
dc.subjectNatação Escolarpt
dc.subjectPhysical Educationpt
dc.subjectSelf-esteempt
dc.subjectSocial-Physical Anxietypt
dc.subjectScholar Swimmingpt
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma 9º C no ano letivo de 2018/2019pt
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED WITH THE CLASS C FROM THE 9TH GRADE OF ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ DURING THE SCHOOL YEAR OF 2018/2019pt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Físicapt
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ JUNTO DA TURMA 9º C NO ANO LETIVO DE 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2025-07-09*
dc.identifier.tid202673499pt
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, João Pedro Loureiro::0000-0002-0282-0155-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo2190pt
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriMiranda, António Carlos Henriques-
uc.degree.elementojuriFerreira, José Pedro Leitão-
uc.contributor.advisorFerreira, José Pedro Leitão::0000-0002-4427-3276-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextembargo_20250709-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4427-3276-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Rel_Estg2019_João_Santos.pdf1.91 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

72
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

7
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons