Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93446
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma 8º E no ano letivo 2018/2019
Outros títulos: Pedagogical Internship Report developed in Secondary School Dr. Joaquim de Carvalho in the 8th E class in the academic year 2018/2019.
Autor: Cardo, Nuno Miguel Seco
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino; Condição Física Base; Formação Profissional e Pessoal; Teacher Training; Physical Education; Teaching; Base Physical Condition; Professional and Personal Education
Data: 18-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma 8º E no ano letivo 2018/2019
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O Relatório de Estágio traduz-se em todo o conhecimento adquirido ao longo da licenciatura e mestrado, tendo como principal objetivo evidenciar de forma clara e estruturada todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2018/2019 e descrever os momentos que marcaram o Estágio Pedagógico, refletindo sobre a importância dos mesmos na evolução como professores. O Estágio foi desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz, junto da turma do 8.ºE e constitui-se como uma etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Relatório é composto por três capítulos, em que o primeiro aborda o contexto pedagógico em que o Estágio foi desenvolvido; o segundo abrange uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas realizadas; e, por fim, o terceiro apresenta o aprofundamento do tema/problema “A influência de um programa de 4 semanas de exercícios de velocidade, na melhoria desta capacidade”.O estudo conta com a participação de 28 alunos, 18 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Foi aplicado um protocolo de avaliação da velocidade com um intervalo de 4 semanas, durante as quais foram realizados de exercícios específicos de velocidade incluídos nas rotinas de aquecimento. Os resultados revelam que houve melhorias em ambos os sexos.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Estágio Pedagógico (EP), realizado na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, no ano letivo de 2018/2019, inserido no ciclo de estudos do segundo ano de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Faculdade Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra.O EP tem por objetivo favorecer a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação inicial, através duma prática docente em situação real e orientada de forma a profissionalizar docentes de Educação Física competentes e adequadamente preparados para a profissão. Assim, este documento tem como principal objetivo evidenciar de forma clara e estruturada todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo e descrever os momentos que marcaram o nosso EP, refletindo sobre a importância dos mesmos na evolução como professores.
The Teacher Training Report sums up all the knowledge acquired during the Bachelor and Master’s Degrees and its main goal is to point out clearly and in a structured way all the work conducted during the 2018/2019 academic year and describe the noticeable moments of the Teacher Training, reflecting on their importance in the development as teachers. The Teachers Training was developed in the “Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho” at “Figueira da Foz”, along with the 8th E class, and constitutes as one of the final stages of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sport Science and Physical Education of the University of Coimbra.The report consists of three chapters, in which the first describes the pedagogical context in which the Teacher Training was developed; the second will cover a critical reflation on the pedagogical practices carried out; lastly, in the third chapter, the topic/problem is presented with the theme “The influence of a 4 week programmed of velocity exercises on the improvement of this capacity”.The study holds the participation of 28 students, in which 18 are females and 10 are males. It was applied a velocity evaluation protocol with a 4 week gap, in which specific velocity exercises were carried out during the warm-up routines. The results reveal improvements on both genders.This Internship Report was prepared within the scope of the Pedagogical Internship (EP), held at the Dr. Joaquim de Carvalho Secondary School, in Figueira da Foz, in the academic year 2018/2019, inserted in the study cycle of the second year of Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, Faculty of Sport Sciences, University of Coimbra.The aim of the EP is to favor the integration of the theoretical knowledge acquired during the initial formation, through a teaching practice in real situation and oriented in order to professionalize competent Physical Education teachers and adequately prepared for the profession. Thus, this document aims to highlight clearly and structured all the work developed throughout this school year and describe the moments that marked our EP, reflecting on their importance in the evolution as teachers.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93446
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1819_Nuno_Cardo.pdf1.81 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

93
Visto em 16/abr/2024

Downloads

48
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons