Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93446
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
dc.contributor.authorCardo, Nuno Miguel Seco-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:00:13Z-
dc.date.available2021-03-16T23:00:13Z-
dc.date.issued2019-10-18-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93446-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Relatório de Estágio traduz-se em todo o conhecimento adquirido ao longo da licenciatura e mestrado, tendo como principal objetivo evidenciar de forma clara e estruturada todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2018/2019 e descrever os momentos que marcaram o Estágio Pedagógico, refletindo sobre a importância dos mesmos na evolução como professores. O Estágio foi desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz, junto da turma do 8.ºE e constitui-se como uma etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Relatório é composto por três capítulos, em que o primeiro aborda o contexto pedagógico em que o Estágio foi desenvolvido; o segundo abrange uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas realizadas; e, por fim, o terceiro apresenta o aprofundamento do tema/problema “A influência de um programa de 4 semanas de exercícios de velocidade, na melhoria desta capacidade”.O estudo conta com a participação de 28 alunos, 18 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Foi aplicado um protocolo de avaliação da velocidade com um intervalo de 4 semanas, durante as quais foram realizados de exercícios específicos de velocidade incluídos nas rotinas de aquecimento. Os resultados revelam que houve melhorias em ambos os sexos.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Estágio Pedagógico (EP), realizado na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, no ano letivo de 2018/2019, inserido no ciclo de estudos do segundo ano de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Faculdade Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra.O EP tem por objetivo favorecer a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação inicial, através duma prática docente em situação real e orientada de forma a profissionalizar docentes de Educação Física competentes e adequadamente preparados para a profissão. Assim, este documento tem como principal objetivo evidenciar de forma clara e estruturada todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo e descrever os momentos que marcaram o nosso EP, refletindo sobre a importância dos mesmos na evolução como professores.por
dc.description.abstractThe Teacher Training Report sums up all the knowledge acquired during the Bachelor and Master’s Degrees and its main goal is to point out clearly and in a structured way all the work conducted during the 2018/2019 academic year and describe the noticeable moments of the Teacher Training, reflecting on their importance in the development as teachers. The Teachers Training was developed in the “Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho” at “Figueira da Foz”, along with the 8th E class, and constitutes as one of the final stages of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sport Science and Physical Education of the University of Coimbra.The report consists of three chapters, in which the first describes the pedagogical context in which the Teacher Training was developed; the second will cover a critical reflation on the pedagogical practices carried out; lastly, in the third chapter, the topic/problem is presented with the theme “The influence of a 4 week programmed of velocity exercises on the improvement of this capacity”.The study holds the participation of 28 students, in which 18 are females and 10 are males. It was applied a velocity evaluation protocol with a 4 week gap, in which specific velocity exercises were carried out during the warm-up routines. The results reveal improvements on both genders.This Internship Report was prepared within the scope of the Pedagogical Internship (EP), held at the Dr. Joaquim de Carvalho Secondary School, in Figueira da Foz, in the academic year 2018/2019, inserted in the study cycle of the second year of Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, Faculty of Sport Sciences, University of Coimbra.The aim of the EP is to favor the integration of the theoretical knowledge acquired during the initial formation, through a teaching practice in real situation and oriented in order to professionalize competent Physical Education teachers and adequately prepared for the profession. Thus, this document aims to highlight clearly and structured all the work developed throughout this school year and describe the moments that marked our EP, reflecting on their importance in the evolution as teachers.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCondição Física Basepor
dc.subjectFormação Profissional e Pessoalpor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectBase Physical Conditioneng
dc.subjectProfessional and Personal Educationeng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma 8º E no ano letivo 2018/2019por
dc.title.alternativePedagogical Internship Report developed in Secondary School Dr. Joaquim de Carvalho in the 8th E class in the academic year 2018/2019.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma 8º E no ano letivo 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673650-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCardo, Nuno Miguel Seco::0000-0002-6418-5636-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriRêgo, Ivo António Silva-
uc.degree.elementojuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes::0000-0002-9619-8618-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9619-8618-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1819_Nuno_Cardo.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

93
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

51
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons