Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93329
Título: Cultura Organizacional e Identidade: Os Desafios de Integração e Interação na Esfera Empresarial
Outros títulos: Organizational Culture and Identity: The Challenges of Integration and Interaction in the Business Sphere
Autor: Portugal, Ana Rita Fernandes
Orientador: Silveirinha, Maria João Rosa Cruz
Palavras-chave: Cultura organizacional; Empresa; Convergência; Integração; Comunicação; Organizational culture; Company; Convergence; Integration; Communication
Data: 15-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cultura Organizacional e Identidade: Os Desafios de Integração e Interação na Esfera Empresarial
Local de edição ou do evento: Consultora de Comunicação Lift Consulting
Resumo: No presente relatório começámos por abordar os nossos principais objetivos, discutir a história e background da Consultora de Comunicação, Relações Púbicas, Digital e Conteúdos Lift Consulting, bem como os princípios e valores que orientam a sua conduta. Posteriormente, consolidámos o tema do relatório “Cultura organizacional e Identidade” com algumas bases teóricas sobre a temática da consultadoria de comunicação – área na qual trabalhamos e desenvolvemos projetos e iniciativas no decorrer do estágio. Neste ponto, foi importante referir o método de atuação das equipas e a imersão nas rotinas empresariais como forma de enquadramento. No que toca à metodologia, estudámos os vários processos de interação e integração empresariais de perto, com ênfase na cultura empresarial e, confrontámos a nossa experiência em campo com literatura, discorrendo sobre o peso e influência da cultura, valores e identidade no seio empresarial.Por fim, tentámos incluir na equação alguns dos aspetos cruciais para a empresa em particular e, para o ramo da consultadoria de comunicação em geral. Concluímos com a ideia de que comunicação na sua vertente organizacional é uma área em permanente mudança e que transita par a par com os membros que a constituem. Sobre a temática, importa entender os diversos paradigmas e conceções, saber lê-la através de vários prismas e, sobretudo, depreender a comunicação como um ramo transitório e que encara constantemente novos desafios, nomeadamente pela sua vertente tecnológica.
In this report we began by addressing our main goals, discussing the history and background of the Communication Consultant, Public Relations, Digital and Content Agency Lift Consulting, as well as the principles and values that guide its conduct. We then approached the report’s main theme “Organizational Culture and Identity” by strengthening it with the help of some theoretical background on communication consulting - an area in which we worked at and carried out projects and effort during the internship. Theoretical framework was also provided when it comes to team performance and immersion in business routines and we studied the various business interaction and integration processes closely, as a methodology, with a clear emphasis on business culture, as well as compared our field experience with literature, discussing the weight and influence of culture, values and identity within the business.Moreover, we tried to include some of the crucial aspects for the company and for the communication consultancy business in general, in the equation.In conclusion, the idea that communication in its organizational aspect suffers constantly from change goes hand in hand with the growth and personal development of its own members. It is demanding and also important to understand several paradigms and conceptions, to know how to read it through various prisms and, above all, to understand communication as a transitory branch that constantly faces new challenges, particularly by its technological aspect.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93329
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
AnaPortugal_versaofinal.pdf1.25 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

164
Visto em 23/abr/2024

Downloads

92
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons