Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93328
Título: A Escrita Criativa no Ensino de Inglês e Espanhol
Outros títulos: Creative Writing in Teaching English and Spanish
Autor: Gomes, Renata Sofia Amorim
Orientador: Canelo, Maria José Florentino Mendes
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira; Inglês; Espanhol; Escrita criativa; Trabalho de grupo; Foreign language teaching; English; Spanish; Creative writing; Group work
Data: 30-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Escrita Criativa no Ensino de Inglês e Espanhol
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório encontra-se dividido em três partes. Primeiramente, abordo o contexto em que o estágio foi realizado, apresentando e caracterizando a escola e as turmas. De seguida, apresento uma descrição e reflexão crítica, na qual me apresento como professora estagiária e exponho brevemente o período de estágio. Por último, encontra-se o desenvolvimento do tema monográfico, no qual exploro a escrita criativa no ensino de Inglês e Espanhol, que sustento com a bibliografia final. Em articulação com o tema, apresento e discuto as propostas didáticas elaboradas no decurso do estágio. Este trabalho teve como objetivo estudar a introdução da escrita criativa no ensino de Inglês e Espanhol e analisar as suas variações, levando em conta fatores como o ano de escolaridade e o domínio da língua estrangeira. Começo por refletir acerca do que é a criatividade, de como esta pode ser trabalhada numa sala de aula no âmbito da escrita criativa e das dificuldades que pode levantar, tanto ao nível da avaliação, como das expetativas do/as aluno/as. Foi minha intenção consciente associar a escrita criativa ao trabalho de pares e/ou grupos como forma de combater uma característica atual dos/as alunos/as que retirei da minha experiência enquanto aluna, o individualismo. Este relatório reflete assim sobre hipóteses de trabalhar a escrita criativa em grupo de maneira a alcançar os seguintes objetivos: demonstrar como o trabalho de grupo conduz, através da partilha de ideias, ao desenvolvimento da criatividade em conjunto, fomentando também a entreajuda; e como o trabalho de grupo, através de atividades criativas, promove a discussão saudável entre alunos/as. Também por esta razão, o desenvolvimento da criatividade através da escrita criativa foi conjugado com a preocupação de desenvolver o pensamento crítico através da abordagem de temas atuais e de carácter importante. O trabalho termina com uma apresentação de uma seleção de atividades realizadas durante o estágio, com ênfase na reflexão crítica sobre o desenvolvimento de exercícios de escrita criativa em ambiente de ensino-aprendizagem.
The present report is divided in three main parts. Firstly, I approach the context where the internship took place, introducing and characterizing the school and the groups I taught. I will then present a description and critical reflection on the internship, where I introduce myself as a trainee teacher and introduce the internship briefly. Lastly, I introduce the development of the monographic theme, where I explore the topic of creative writing in teaching English and Spanish, supporting it with bibliography, as well as the didactic projects carried out during the internship. The goal of this work was to study the introduction of creative writing in teaching English and Spanish and analyzing its variations according to the students’ level and language skills. I begin by reflecting on what creativity means, how it can be worked in a classroom in the context of creative writing and the difficulties it can raise, both at the level of assessment and of the student’s expectations. It was my deliberate intention to associate creative writing with group work as a way of counteracting a current feature of the students which I drew from my own experience as a student – individualism. This report reflects upon the possibility of using creative writing in groups in order to achieve the following objectives: to demonstrate how group work leads, through the sharing of ideas, to the development of in-group creativity while also fostering mutual help; and how group work, through creative in-class activities, promotes a healthy debate among students. For this reason, the development of creativity through creative writing has been coupled with the concern to develop critical thinking by addressing relevant current themes. The report concludes with the presentation and analysis of a selection of activities performed during the internship, emphasizing the critical reflection on the development of creative writing exercises in a teaching-learning environment.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93328
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RenataGomes.pdf1.47 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

548
Visto em 9/abr/2024

Downloads

139
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons