Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93328
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCanelo, Maria José Florentino Mendes-
dc.contributor.authorGomes, Renata Sofia Amorim-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:00:18Z-
dc.date.available2021-03-10T23:00:18Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93328-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório encontra-se dividido em três partes. Primeiramente, abordo o contexto em que o estágio foi realizado, apresentando e caracterizando a escola e as turmas. De seguida, apresento uma descrição e reflexão crítica, na qual me apresento como professora estagiária e exponho brevemente o período de estágio. Por último, encontra-se o desenvolvimento do tema monográfico, no qual exploro a escrita criativa no ensino de Inglês e Espanhol, que sustento com a bibliografia final. Em articulação com o tema, apresento e discuto as propostas didáticas elaboradas no decurso do estágio. Este trabalho teve como objetivo estudar a introdução da escrita criativa no ensino de Inglês e Espanhol e analisar as suas variações, levando em conta fatores como o ano de escolaridade e o domínio da língua estrangeira. Começo por refletir acerca do que é a criatividade, de como esta pode ser trabalhada numa sala de aula no âmbito da escrita criativa e das dificuldades que pode levantar, tanto ao nível da avaliação, como das expetativas do/as aluno/as. Foi minha intenção consciente associar a escrita criativa ao trabalho de pares e/ou grupos como forma de combater uma característica atual dos/as alunos/as que retirei da minha experiência enquanto aluna, o individualismo. Este relatório reflete assim sobre hipóteses de trabalhar a escrita criativa em grupo de maneira a alcançar os seguintes objetivos: demonstrar como o trabalho de grupo conduz, através da partilha de ideias, ao desenvolvimento da criatividade em conjunto, fomentando também a entreajuda; e como o trabalho de grupo, através de atividades criativas, promove a discussão saudável entre alunos/as. Também por esta razão, o desenvolvimento da criatividade através da escrita criativa foi conjugado com a preocupação de desenvolver o pensamento crítico através da abordagem de temas atuais e de carácter importante. O trabalho termina com uma apresentação de uma seleção de atividades realizadas durante o estágio, com ênfase na reflexão crítica sobre o desenvolvimento de exercícios de escrita criativa em ambiente de ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractThe present report is divided in three main parts. Firstly, I approach the context where the internship took place, introducing and characterizing the school and the groups I taught. I will then present a description and critical reflection on the internship, where I introduce myself as a trainee teacher and introduce the internship briefly. Lastly, I introduce the development of the monographic theme, where I explore the topic of creative writing in teaching English and Spanish, supporting it with bibliography, as well as the didactic projects carried out during the internship. The goal of this work was to study the introduction of creative writing in teaching English and Spanish and analyzing its variations according to the students’ level and language skills. I begin by reflecting on what creativity means, how it can be worked in a classroom in the context of creative writing and the difficulties it can raise, both at the level of assessment and of the student’s expectations. It was my deliberate intention to associate creative writing with group work as a way of counteracting a current feature of the students which I drew from my own experience as a student – individualism. This report reflects upon the possibility of using creative writing in groups in order to achieve the following objectives: to demonstrate how group work leads, through the sharing of ideas, to the development of in-group creativity while also fostering mutual help; and how group work, through creative in-class activities, promotes a healthy debate among students. For this reason, the development of creativity through creative writing has been coupled with the concern to develop critical thinking by addressing relevant current themes. The report concludes with the presentation and analysis of a selection of activities performed during the internship, emphasizing the critical reflection on the development of creative writing exercises in a teaching-learning environment.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectEspanholpor
dc.subjectEscrita criativapor
dc.subjectTrabalho de grupopor
dc.subjectForeign language teachingeng
dc.subjectEnglisheng
dc.subjectSpanisheng
dc.subjectCreative writingeng
dc.subjectGroup workeng
dc.titleA Escrita Criativa no Ensino de Inglês e Espanholpor
dc.title.alternativeCreative Writing in Teaching English and Spanisheng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA Escrita Criativa no Ensino de Inglês e Espanholpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202386058-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGomes, Renata Sofia Amorim::0000-0001-8167-2789-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriJiménez, Ana Patrícia Rossi-
uc.degree.elementojuriCanelo, Maria José Florentino Mendes-
uc.contributor.advisorCanelo, Maria José Florentino Mendes-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9441-6055-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RenataGomes.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

532
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

131
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons