Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/93317
Title: | Entre realidades e virtualidades: Mapeamento dos termos gestão de informação e gestão do conhecimento em planos de Estudos de Informação em Portugal e em Espanha | Authors: | Freitas, Maria Cristina Vieira de Leite, Filipa Manuela Ramos Morado Borges, Maria Manuel Moro Cabero, Manuela |
Keywords: | Gestão da informação; Gestão do Conhecimento; Planos de estudos; Ensino Superior português; Ensino Superior espanhol | Issue Date: | 10-Sep-2019 | Serial title, monograph or event: | Ciência da Informação | Volume: | 48 | Issue: | 2 | Place of publication or event: | Brasília | Abstract: | O estudo enquadra-se nas realidades/virtualidades das ditas sociedades da informação/conhecimento. Realiza-se um mapeamento dos planos de estudos em informação em ciclos vigentes em Portugal e em Espanha, identifica-se, pela análise dos seus conteúdos, a presença dos termos “gestão da informação” e “gestão do conhecimento” e perceciona-se a sua representatividade. A abordagem é qualitativa, com ênfase exploratória e descritiva. A revisão bibliográfica é seletiva. A análise documental ampara-se em documentos oficiais, divulgados na Web e devidamente contrastados. As instituições pertencentes aos sistemas de ensino português e espanhol são identificadas e os planos de estudos e programas de disciplina são examinados. Os resultados indicam incidências/coincidências dos termos em grau e distribuição variáveis, em ambos os países e nos distintos ciclos de estudos observados. Comparativamente, os termos são mais frequentes nos programas de disciplina espanhóis do que nos programas portugueses. O termo “gestão da informação” é o mais frequente em ambos os países, registando-se baixos índices de coincidência dos termos. Conclui-se pela necessidade de, em futuros estudos, aprofundar o rastreio dos conteúdos desses programas, cruzando os resultados com as perceções de estudantes, ingressos e egressos, acerca das reais/virtuais repercussões da inclusão desses temas na sua formação e no seu desempenho profissional. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/93317 | ISSN: | 0100-1965 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
121431.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
209
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
102
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License