Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93317
Título: Entre realidades e virtualidades: Mapeamento dos termos gestão de informação e gestão do conhecimento em planos de Estudos de Informação em Portugal e em Espanha
Autor: Freitas, Maria Cristina Vieira de 
Leite, Filipa Manuela Ramos Morado
Borges, Maria Manuel 
Moro Cabero, Manuela 
Palavras-chave: Gestão da informação; Gestão do Conhecimento; Planos de estudos; Ensino Superior português; Ensino Superior espanhol
Data: 10-Set-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ciência da Informação
Volume: 48
Número: 2
Local de edição ou do evento: Brasília
Resumo: O estudo enquadra-se nas realidades/virtualidades das ditas sociedades da informação/conhecimento. Realiza-se um mapeamento dos planos de estudos em informação em ciclos vigentes em Portugal e em Espanha, identifica-se, pela análise dos seus conteúdos, a presença dos termos “gestão da informação” e “gestão do conhecimento” e perceciona-se a sua representatividade. A abordagem é qualitativa, com ênfase exploratória e descritiva. A revisão bibliográfica é seletiva. A análise documental ampara-se em documentos oficiais, divulgados na Web e devidamente contrastados. As instituições pertencentes aos sistemas de ensino português e espanhol são identificadas e os planos de estudos e programas de disciplina são examinados. Os resultados indicam incidências/coincidências dos termos em grau e distribuição variáveis, em ambos os países e nos distintos ciclos de estudos observados. Comparativamente, os termos são mais frequentes nos programas de disciplina espanhóis do que nos programas portugueses. O termo “gestão da informação” é o mais frequente em ambos os países, registando-se baixos índices de coincidência dos termos. Conclui-se pela necessidade de, em futuros estudos, aprofundar o rastreio dos conteúdos desses programas, cruzando os resultados com as perceções de estudantes, ingressos e egressos, acerca das reais/virtuais repercussões da inclusão desses temas na sua formação e no seu desempenho profissional.
URI: https://hdl.handle.net/10316/93317
ISSN: 0100-1965
Direitos: openAccess
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