Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/93317
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Maria Cristina Vieira de | - |
dc.contributor.author | Leite, Filipa Manuela Ramos Morado | - |
dc.contributor.author | Borges, Maria Manuel | - |
dc.contributor.author | Moro Cabero, Manuela | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T17:17:05Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T17:17:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-10 | - |
dc.identifier.issn | 0100-1965 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/93317 | - |
dc.description.abstract | O estudo enquadra-se nas realidades/virtualidades das ditas sociedades da informação/conhecimento. Realiza-se um mapeamento dos planos de estudos em informação em ciclos vigentes em Portugal e em Espanha, identifica-se, pela análise dos seus conteúdos, a presença dos termos “gestão da informação” e “gestão do conhecimento” e perceciona-se a sua representatividade. A abordagem é qualitativa, com ênfase exploratória e descritiva. A revisão bibliográfica é seletiva. A análise documental ampara-se em documentos oficiais, divulgados na Web e devidamente contrastados. As instituições pertencentes aos sistemas de ensino português e espanhol são identificadas e os planos de estudos e programas de disciplina são examinados. Os resultados indicam incidências/coincidências dos termos em grau e distribuição variáveis, em ambos os países e nos distintos ciclos de estudos observados. Comparativamente, os termos são mais frequentes nos programas de disciplina espanhóis do que nos programas portugueses. O termo “gestão da informação” é o mais frequente em ambos os países, registando-se baixos índices de coincidência dos termos. Conclui-se pela necessidade de, em futuros estudos, aprofundar o rastreio dos conteúdos desses programas, cruzando os resultados com as perceções de estudantes, ingressos e egressos, acerca das reais/virtuais repercussões da inclusão desses temas na sua formação e no seu desempenho profissional. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt |
dc.subject | Gestão da informação | pt |
dc.subject | Gestão do Conhecimento | pt |
dc.subject | Planos de estudos | pt |
dc.subject | Ensino Superior português | pt |
dc.subject | Ensino Superior espanhol | pt |
dc.title | Entre realidades e virtualidades: Mapeamento dos termos gestão de informação e gestão do conhecimento em planos de Estudos de Informação em Portugal e em Espanha | pt |
dc.type | article | pt |
degois.publication.firstPage | 165 | pt |
degois.publication.lastPage | 190 | pt |
degois.publication.issue | 2 | pt |
degois.publication.location | Brasília | pt |
degois.publication.title | Ciência da Informação | pt |
dc.date.updated | 2021-03-05T19:29:29Z | - |
dc.peerreviewed | yes | pt |
degois.publication.volume | 48 | pt |
dc.description.version | 821F-CED0-75EA | Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-680659 | - |
dc.date.embargo | 2019-09-10 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-8849-8792 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-7755-6168 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
121431.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
209
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
102
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License