Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93215
Título: Avaliação e engagement acadêmico na Educação Superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação
Outros títulos: Academic evaluation and engagement in Higher Education: Wishes and expectations of first year undergraduate students
Autor: Rigo, Rosa Maria
Moreira, José António Marques 
Dias-Trindade, Sara 
Palavras-chave: Engagement; Avaliação; Tecnologias Digitais; Ensino Superior; Engagement; Evaluation; Digital Technologies; University education
Data: 2020
Editora: Fundacao Cesgranrio
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Meta: Avaliação
Volume: 12
Número: 37
Resumo: Promover o engagement no Ensino Superior, sobretudo dos estudantes ingressantes, é um dos maiores desafios para professores e instituições educativas, conforme têm destacado vários estudos internacionais (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). O presente artigo tem, pois, por objetivo analisar os fatores que mais contribuem para a promoção de engagement acadêmico no Ensino Superior, sendo um estudo que conjuga metodologicamente dois tipos de investigação: a qualitativa e a quantitativa. Os resultados revelam que os estudantes consideram que os fatores que mais promovem o engagement acadêmico são: Relações Interpessoais; Formação Acadêmica; Tecnologias Digitais; Infraestrutura; e Formação Pessoal. Neste sentido, concluiu-se que é necessário desenvolver práticas pedagógicas assentes na interatividade, na conectividade e no envolvimento com os pares em ambientes enriquecidos com tecnologias digitais.
Promoting engagement in Higher Education, especially for incoming students, is one of the biggest challenges for teachers and educational institutions, as highlighted by several international studies (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). This paper aims to analyze the factors that most contribute to the promotion of academic engagement in Higher Education, being a study that combines in methodological terms two types of research: qualitative and quantitative. The results reveal that students consider that the factors that most promote academic engagement are: Interpersonal Relations; Academic education; Digital Technologies; Infrastructure; and Personal Training. In this sense, it was concluded that it is necessary to develop pedagogical practices based on interactivity, connectivity and involvement with peers in environments enriched with digital technologies.
URI: https://hdl.handle.net/10316/93215
ISSN: 2175-2753
DOI: 10.22347/2175-2753v12i37.2795
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2795-8483-1-PB.pdf550.01 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

152
Visto em 23/abr/2024

Downloads

163
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons