Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93215
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRigo, Rosa Maria-
dc.contributor.authorMoreira, José António Marques-
dc.contributor.authorDias-Trindade, Sara-
dc.date.accessioned2021-02-25T19:31:35Z-
dc.date.available2021-02-25T19:31:35Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn2175-2753pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93215-
dc.description.abstractPromover o engagement no Ensino Superior, sobretudo dos estudantes ingressantes, é um dos maiores desafios para professores e instituições educativas, conforme têm destacado vários estudos internacionais (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). O presente artigo tem, pois, por objetivo analisar os fatores que mais contribuem para a promoção de engagement acadêmico no Ensino Superior, sendo um estudo que conjuga metodologicamente dois tipos de investigação: a qualitativa e a quantitativa. Os resultados revelam que os estudantes consideram que os fatores que mais promovem o engagement acadêmico são: Relações Interpessoais; Formação Acadêmica; Tecnologias Digitais; Infraestrutura; e Formação Pessoal. Neste sentido, concluiu-se que é necessário desenvolver práticas pedagógicas assentes na interatividade, na conectividade e no envolvimento com os pares em ambientes enriquecidos com tecnologias digitais.pt
dc.description.abstractPromoting engagement in Higher Education, especially for incoming students, is one of the biggest challenges for teachers and educational institutions, as highlighted by several international studies (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). This paper aims to analyze the factors that most contribute to the promotion of academic engagement in Higher Education, being a study that combines in methodological terms two types of research: qualitative and quantitative. The results reveal that students consider that the factors that most promote academic engagement are: Interpersonal Relations; Academic education; Digital Technologies; Infrastructure; and Personal Training. In this sense, it was concluded that it is necessary to develop pedagogical practices based on interactivity, connectivity and involvement with peers in environments enriched with digital technologies.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFundacao Cesgranriopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectEngagementpt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectTecnologias Digitaispt
dc.subjectEnsino Superiorpt
dc.subjectEngagementpt
dc.subjectEvaluationpt
dc.subjectDigital Technologiespt
dc.subjectUniversity educationpt
dc.titleAvaliação e engagement acadêmico na Educação Superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduaçãopt
dc.title.alternativeAcademic evaluation and engagement in Higher Education: Wishes and expectations of first year undergraduate studentspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage893pt
degois.publication.issue37pt
degois.publication.titleRevista Meta: Avaliaçãopt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.22347/2175-2753v12i37.2795pt
degois.publication.volume12pt
dc.date.embargo2020-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-5927-3957-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
2795-8483-1-PB.pdf550.01 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

152
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

163
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons