Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/91202
Title: Observing the BIG Picture: entre a fruição e a marca autoral no atelier de Bjarke Ingels.
Other Titles: Observing the BIG Picture: between the fruition and the trademark in the atelier of Bjarke Ingels.
Authors: Gouveia, Maria Teresa Baganha
Orientador: Coelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço
Keywords: BIG; MARCA AUTORAL; FORMA; PROCESSO DE PROJETO; HABITAÇÃO; BIG; TRADEMARK; FORM; DESIGN PROCESS; DWELLINGS
Issue Date: 7-Feb-2019
Serial title, monograph or event: Observing the BIG Picture: entre a fruição e a marca autoral no atelier de Bjarke Ingels.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar a maneira como o coletivo de arquitetos BIG desenvolveu uma marca autoral e como esta influencia, através do seu processo de projeto, a fruição espacial no espaço construído. Esta investigação centra-se, assim, em Bjarke Ingels, fundador do Bjarke Ingels Group (BIG). Reconhecido internacionalmente, procura-se investigar de que forma o arquiteto criou a sua marca autoral, através de uma análise comparativa entre a sua teoria e a sua prática. Esta análise irá, por sua vez, verificar se, de fato, o seu pensamento se comprova nas suas obras de arquitetura.Pretende-se com esta dissertação, aferir de que maneira a sua teoria Yes is More se transpõe para o espaço construído e qual o impacto que causa nas vivências do lugar. Sendo o habitante um sujeito permanente no espaço doméstico, o programa da habitação torna-se pertinente, uma vez que afeta o espaço arquitetónico e o quotidiano dos futuros habitantes. Assim, esta análise perante a habitação foca-se em três casos de estudo, nomeadamente, as VMHouses (2005), The Mountain (2007) e a 8House (2009), localizadas no distrito de Ørestad, uma zona periférica da cidade de Copenhaga. Através destas três obras, que marcam o início de carreira dos BIG, pretende-se estabelecer um estudo comparativo, de modo a concluir de que maneira o processo criativo do atelier influcia as vivências do espaço. Esta análise irá, por sua vez, refletir sobre, não só um processo que interfere com a fruição espacial, mas também relativo ao mediatismo inerente a Bjarke Ingels.
This dissertation aims to analyze how the collective of architects BIG developed a trademark and how it influences, through their design process, the spatial fruition in the built space.This research, thus, focuses on Bjarke Ingels, founder of the Bjarke Ingels Group (BIG). As a world renowned architect, we intend to investigate the way he created his trademark, through a comparative analysis between his theory and his practice. This analysis will, in its turn, verify if, in fact, his thinking is proven in his architectural work. It is intended with this dissertation, to gauge in which way does his Yes is More philosophy is transposed into the built space and the impact that it causes in the living experience of the space. Since the inhabitant is a permanent subject in the domestic space, the dwellings become significant, once they affect the architectural space and the everyday life of the future inhabitants.Therefore, this analysis towards the dwellings focuses on three case studies, namely, the VMHouses (2005), The Mountain (2007) and the 8House (2009), located in the district of Ørestad, a peripheral area of the city of Copenhagen. Through these three buildings, which mark the beginning of BIG’s career, we intend to establish a comparative study, in order to conclude how the creative process of the atelier influenced the living experiences of the space. This analysis will, in its turn, reflect on, not only on a process that interferes with the spatial fruition, but also about the mediatism inherent to Bjarke Ingels.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/91202
Rights: openAccess
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