Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/91202
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
dc.contributor.authorGouveia, Maria Teresa Baganha-
dc.date.accessioned2020-10-22T22:00:22Z-
dc.date.available2020-10-22T22:00:22Z-
dc.date.issued2019-02-07-
dc.date.submitted2020-10-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/91202-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar a maneira como o coletivo de arquitetos BIG desenvolveu uma marca autoral e como esta influencia, através do seu processo de projeto, a fruição espacial no espaço construído. Esta investigação centra-se, assim, em Bjarke Ingels, fundador do Bjarke Ingels Group (BIG). Reconhecido internacionalmente, procura-se investigar de que forma o arquiteto criou a sua marca autoral, através de uma análise comparativa entre a sua teoria e a sua prática. Esta análise irá, por sua vez, verificar se, de fato, o seu pensamento se comprova nas suas obras de arquitetura.Pretende-se com esta dissertação, aferir de que maneira a sua teoria Yes is More se transpõe para o espaço construído e qual o impacto que causa nas vivências do lugar. Sendo o habitante um sujeito permanente no espaço doméstico, o programa da habitação torna-se pertinente, uma vez que afeta o espaço arquitetónico e o quotidiano dos futuros habitantes. Assim, esta análise perante a habitação foca-se em três casos de estudo, nomeadamente, as VMHouses (2005), The Mountain (2007) e a 8House (2009), localizadas no distrito de Ørestad, uma zona periférica da cidade de Copenhaga. Através destas três obras, que marcam o início de carreira dos BIG, pretende-se estabelecer um estudo comparativo, de modo a concluir de que maneira o processo criativo do atelier influcia as vivências do espaço. Esta análise irá, por sua vez, refletir sobre, não só um processo que interfere com a fruição espacial, mas também relativo ao mediatismo inerente a Bjarke Ingels.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze how the collective of architects BIG developed a trademark and how it influences, through their design process, the spatial fruition in the built space.This research, thus, focuses on Bjarke Ingels, founder of the Bjarke Ingels Group (BIG). As a world renowned architect, we intend to investigate the way he created his trademark, through a comparative analysis between his theory and his practice. This analysis will, in its turn, verify if, in fact, his thinking is proven in his architectural work. It is intended with this dissertation, to gauge in which way does his Yes is More philosophy is transposed into the built space and the impact that it causes in the living experience of the space. Since the inhabitant is a permanent subject in the domestic space, the dwellings become significant, once they affect the architectural space and the everyday life of the future inhabitants.Therefore, this analysis towards the dwellings focuses on three case studies, namely, the VMHouses (2005), The Mountain (2007) and the 8House (2009), located in the district of Ørestad, a peripheral area of the city of Copenhagen. Through these three buildings, which mark the beginning of BIG’s career, we intend to establish a comparative study, in order to conclude how the creative process of the atelier influenced the living experiences of the space. This analysis will, in its turn, reflect on, not only on a process that interferes with the spatial fruition, but also about the mediatism inherent to Bjarke Ingels.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectBIGpor
dc.subjectMARCA AUTORALpor
dc.subjectFORMApor
dc.subjectPROCESSO DE PROJETOpor
dc.subjectHABITAÇÃOpor
dc.subjectBIGeng
dc.subjectTRADEMARKeng
dc.subjectFORMeng
dc.subjectDESIGN PROCESSeng
dc.subjectDWELLINGSeng
dc.titleObserving the BIG Picture: entre a fruição e a marca autoral no atelier de Bjarke Ingels.por
dc.title.alternativeObserving the BIG Picture: between the fruition and the trademark in the atelier of Bjarke Ingels.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleObserving the BIG Picture: entre a fruição e a marca autoral no atelier de Bjarke Ingels.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202222608-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGouveia, Maria Teresa Baganha::0000-0003-0951-5038-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriGrande, Nuno Alberto Leite Rodrigues-
uc.degree.elementojuriCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
uc.degree.elementojuriCardielos, João Paulo Vergueiro Monteiro de Sá-
uc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Teresa Baganha.pdf10.52 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

192
checked on Oct 15, 2024

Download(s)

306
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons