Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/90617
Título: Ekphrasis e hypotyposis. Da articulação discursiva do sensível em Denis Diderot
Autor: Braga, Joaquim 
Palavras-chave: Diderot; Ekphrasis; Sensibilidade; Estética
Data: Jun-2020
Editora: Instituto de Estudos Filosóficos
Citação: Braga, Braga, Joaquim, "Ekphrasis e hypotyposis. Da articulação discursiva do sensível em Denis Diderot", In: Braga, Joaquim & Tamizari, Fabiana (eds.), Sensibilidade e Matéria no Pensamento de Denis Diderot, Coleção eQVODLIBET 7, Coimbra: IEF, 2020.
Relatório da Série N.º: 7;
Título da revista, periódico, livro ou evento: Sensibilidade e Matéria no Pensamento de Denis Diderot
Volume: 7
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Tal como se depreende do espectro eclético das obras de Jean-Jacques Rousseau e Denis Diderot, as questões da linguagem e da inexpressibilidade dos sentimentos começaram por ocupar um lugar de destaque no despontar do pensamento iluminista. Diderot pretende, a um tempo, pôr em evidência ambas as questões e, mediante a convergência expressiva das formas artísticas, mostrar as possibilidades de criação de uma linguagem que atenda ao sensível e à sensibilidade. Mas, ao mesmo tempo que reclama a disrupção do sensível, o acesso renovado às formas e fisionomias das figuras ocultadas pela percepção quotidiana, Diderot professa, também, a impossibilidade de a linguagem trazer à expressão o que somente nas superfícies de inscrição artísticas se revela. As descrições ecfrásticas que permeiam as apreciações diderotianas dos Salons du Louvre são, nesse sentido, um verdadeiro ponto de partida para fundamentar a busca do enciclopedista por uma forma de articular o sensível com a linguagem e as várias modalidades artísticas entre si.
URI: https://hdl.handle.net/10316/90617
DOI: 10.5281/zenodo.3951222
Direitos: openAccess
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