Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/89571
Título: Manutenção da qualidade das infraestruturas ferroviárias com reutilização de travessas
Outros títulos: MAINTENANCE OF THE QUALITY OF THE RAILWAY INFRASTRUCTURE WITH THE REUTILIZATION OF SLEEPERS
Autor: Carvalho, André Filipe Cruz
Orientador: Ferreira, Adelino Jorge Lopes
Palavras-chave: Infraestruturas Ferroviárias; Ciclo de Vida; Manutenção; Travessas de Betão Bibloco; Regeneradas, Bitola, Reutilização, Custo-Benefício; Railway Infrastructures; Life Cycle; Maintenance; Twin-block concrete sleepers; Regenerated, Gauge, Reutilization, Cost-Benefit
Data: 9-Jan-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DAS INFRAESTRUTURAS FERROVIÁRIAS COM REUTILIZAÇÃO DE TRAVESSAS
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra - DEC - Infraestruturas de Portugal - IP
Resumo: As infraestruturas ferroviárias apresentam um ciclo de vida útil. As ações de manutenção e renovação das vias desde sempre foram tema de preocupação dos gestores ferroviários. No entanto, devido ao aumento do desenvolvimento socioeconómico, esta preocupação é cada vez maior. Contudo, o estado atual da rede ferroviária nacional não apresenta, ainda, na totalidade da sua extensão, os valores desejados dos parâmetros de qualidade e conforto proporcionados aos passageiros. As degradações das características da infraestrutura ferroviária, em conjunto com o adiamento de ações de investimento para o melhoramento e a evolução das linhas, levam à sua progressiva degradação e a um aumento considerável dos custos de manutenção.Das campanhas de inspeções visuais e da monitorização da via, detetam-se possíveis anomalias e falhas. Recorrendo-se à constante prevenção e ao atempado planeamento das intervenções é possível garantir que os valores dos parâmetros geométricos destas falhas se mantenham abaixo dos valores limites pré-estabelecidos pelas normas existentes.Associado à sustentabilidade ambiental e a uma melhor gestão de otimização dos recursos financeiros disponíveis nas empresas surge a elaboração desta dissertação. Partindo das imposições legais quanto ao uso do creosoto na conservação das travessas de madeira e do material ferroviário que se encontra parqueado nas instalações da empresa Infraestruturas de Portugal, mas com potencialidade de reaplicação na via, propõe-se uma avaliação dessa possível reutilização. Efetuada a revisão de conhecimentos relativos à manutenção da qualidade dos parâmetros geométricos da via férrea, às suas patologias, aos equipamentos de inspeção e aos sistemas de avaliação da qualidade, recolheram-se dados relativos à Linha do Vouga, correspondendo ao estudo de caso.Analisando a possível reutilização e modificação das travessas de betão bibloco regeneradas oriundas da via larga (bitola de 1668 mm) para reaplicação em via estreita (bitola 1000 mm) tendo em conta a análise de custos no ciclo de vida com matérias primas, com mão-de-obra e com as diversas ações de manutenção, efetua-se uma análise custo-benefício admitindo diversas alternativas possíveis.O estudo aqui reproduzido procura contribuir para o apoio na tomada de decisões por parte das entidades competentes associadas a esta reutilização, tendo em consideração os níveis de qualidade e segurança pretendidos.
Railway infrastructure has a life cycle. Track maintenance and renewal have always concerned infrastructure managers. Nevertheless, due to socioeconomic development, this concern keeps growing. However, the current state of the national railway network does not yet meet, in its entirety, the desired values regarding mainly the quality of services and comfort parameters required by passengers. The railway infrastructure wear and the postponement of investments to improve and evolve the tracks lead to their progressive degradation and a considerable increase in the maintenance costs.Frequent visual inspection and track monitoring campaigns are important actions to minimize possible failures and abnormalities. Constant prevention and timely planning of intervention make it possible to ensure that the values of the geometric parameters of these failures remain below the limit values pre-established by the existing norms.This dissertation emerges from the association of environmental sustainability and management optimization of companies’ financial resources. In this sense, it proposes an evaluation of reutilization of material stored by Infraestruturas de Portugal, considering the legal impositions concerning the use of creosote in the conservation of wooden sleepers. This dissertation also presents a case study taking into consideration data related to the Vouga Track, collected after the knowledge review regarding the quality maintenance of the geometric parameters of the railway track, its pathologies, the inspection equipment and the systems of quality evaluation.Examining the possible reutilization and modification of the regenerated twin-block concrete sleepers deriving from the wide track (gauge of 1668 mm) for reapplication in narrow track (gauge of 1000 mm) taking into account the cost analysis, during the life cycle, with raw materials, labor and the maintenance work, a cost-benefit analysis is made considering several possible alternatives.This research aims at contributing as a support to competent entities concerning this reutilization of material, observing the intended quality and security levels.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/89571
Direitos: openAccess
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