Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/87440
Título: | Perspectivas educacionais em tecnologias sociais: autoria, inclusão e cidadania sociotécnica | Autor: | von Linsingen, Irlan Corrêa, Raquel Folmer |
Palavras-chave: | Tecnologias sociais; Autoria; Educação CTS; Estudos CTS; Cidadania sociotécnica | Data: | Nov-2015 | Editora: | Centro de Estudos Sociais | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Oficina do CES | Número: | 430 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Neste artigo, investigamos possibilidades de promover autoria segundo uma visão crítica e educacional sobre tecnologia social. Para isso, utilizamos os estudos sociais da ciência e tecnologia (ECTS) em perspectiva educacional latino-americana. Inicialmente, apresentamos a ideia sobre tecnologia que guia nosso trabalho, problematizamos percepções dominantes de determinismo (social e tecnológico), neutralidade e essencialidade da ciência e de autonomia da tecnologia. Abordamos significados e origens de tecnologias sociais e discutimos possibilidades e limites de mobilização para a autoria em ambientes educacionais. Nossa reflexão crítica final propõe a incorporação de Estudos CTS em perspectiva educacional aos debates sobre tecnologia social. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/87440 | ISSN: | 2182-7966 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Oficina do CES |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Perspectivas educacionais em tecnologias sociais.pdf | 634.68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
212
Visto em 16/jul/2024
Downloads
173
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.