Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87440
Título: Perspectivas educacionais em tecnologias sociais: autoria, inclusão e cidadania sociotécnica
Autor: von Linsingen, Irlan
Corrêa, Raquel Folmer
Palavras-chave: Tecnologias sociais; Autoria; Educação CTS; Estudos CTS; Cidadania sociotécnica
Data: Nov-2015
Editora: Centro de Estudos Sociais
Título da revista, periódico, livro ou evento: Oficina do CES
Número: 430
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Neste artigo, investigamos possibilidades de promover autoria segundo uma visão crítica e educacional sobre tecnologia social. Para isso, utilizamos os estudos sociais da ciência e tecnologia (ECTS) em perspectiva educacional latino-americana. Inicialmente, apresentamos a ideia sobre tecnologia que guia nosso trabalho, problematizamos percepções dominantes de determinismo (social e tecnológico), neutralidade e essencialidade da ciência e de autonomia da tecnologia. Abordamos significados e origens de tecnologias sociais e discutimos possibilidades e limites de mobilização para a autoria em ambientes educacionais. Nossa reflexão crítica final propõe a incorporação de Estudos CTS em perspectiva educacional aos debates sobre tecnologia social.
URI: https://hdl.handle.net/10316/87440
ISSN: 2182-7966
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Oficina do CES

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