Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87440
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorvon Linsingen, Irlan-
dc.contributor.authorCorrêa, Raquel Folmer-
dc.date.accessioned2019-09-04T11:03:35Z-
dc.date.available2019-09-04T11:03:35Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.issn2182-7966-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/87440-
dc.description.abstractNeste artigo, investigamos possibilidades de promover autoria segundo uma visão crítica e educacional sobre tecnologia social. Para isso, utilizamos os estudos sociais da ciência e tecnologia (ECTS) em perspectiva educacional latino-americana. Inicialmente, apresentamos a ideia sobre tecnologia que guia nosso trabalho, problematizamos percepções dominantes de determinismo (social e tecnológico), neutralidade e essencialidade da ciência e de autonomia da tecnologia. Abordamos significados e origens de tecnologias sociais e discutimos possibilidades e limites de mobilização para a autoria em ambientes educacionais. Nossa reflexão crítica final propõe a incorporação de Estudos CTS em perspectiva educacional aos debates sobre tecnologia social.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Estudos Sociaispt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectTecnologias sociaispt
dc.subjectAutoriapt
dc.subjectEducação CTSpt
dc.subjectEstudos CTSpt
dc.subjectCidadania sociotécnicapt
dc.titlePerspectivas educacionais em tecnologias sociais: autoria, inclusão e cidadania sociotécnicapt
dc.typeworkingPaperpt
degois.publication.firstPage1pt
degois.publication.lastPage24pt
degois.publication.issue430pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleOficina do CESpt
dc.relation.publisherversionhttps://ces.uc.pt/pt/publicacoes/outras-publicacoes-e-colecoes/oficina-do-ces/numeros/oficina-430pt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2015-11-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypeworkingPaper-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CES - Oficina do CES
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Perspectivas educacionais em tecnologias sociais.pdf634.68 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

212
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

173
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.