Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84300
Título: Entre passado e presente: A memória da escola do tempo do Estado Novo em Portugal
Autor: Pinto, Rooney Figueiredo 
Ferreira, António Gomes 
Mota, Luís 
Palavras-chave: Memória da escola; perspetiva sociodinâmica da memória; Recordações das práticas educativas; Estado Novo.; Perspetiva sociodinâmica da memória; Recordações das práticas educativas; Estado Novo
Data: 5-Out-2018
Editora: FahrenHouse
Título da revista, periódico, livro ou evento: La Práctica Educativa. Historia, Memoria y Patrimonio
Local de edição ou do evento: Salamanca
Resumo: Partindo de uma perspetiva sociodinâmica da memória, onde a recordação depende tanto do momento passado como do presente, e apoiado nos trabalhos de Halbwachs (1994), Changeux & Ricoeur (2001), Bergson (2012), Le Goff (2000), Michel (2016), Baddeley, Anderson, & Eysenck (2011) entre outros, este trabalho propõe reflexões em torno das seguintes perguntas: Que recordações das práticas educativas emergem quando evocamos a memória da escola do tempo do Estado Novo? Como são recordadas e que significados lhe são atribuídas? Qual o seu contributo para uma melhor compreensão da memória social da escola? Adotamos uma metodologia qualitativa no tratamento dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas aplicadas em 2017, utilizando um dos casos para análise neste trabalho. Através das narrativas foi possível verificar que o regime se revela na sala de aula, materiais, conceção de autoridade, castigos e relação entre alunos e docentes. As memórias combinam história social dos alunos, professoras e os desafios físicos e económicos. As narrativas destacam a criatividade nas práticas pedagógicas para superar as dificuldades. Os significados atribuídos às recordações revelam uma perceção sociodinâmica dos eventos biográficos, contribuindo para uma melhor compreensão da memória social da infância, da família e da escola. Concluímos que a memória da escola do tempo do Estado Novo permite-nos compor um imaginário que dialoga entre o passado e o presente, além de expor as transformações sociais da escola nas últimas décadas em Portugal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/84300
ISBN: 978-84-948270-6-8
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

485
Visto em 23/jul/2024

Downloads

184
Visto em 23/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.