Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84300
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Rooney Figueiredo-
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes-
dc.contributor.authorMota, Luís-
dc.date.accessioned2019-01-22T15:36:53Z-
dc.date.available2019-01-22T15:36:53Z-
dc.date.issued2018-10-05-
dc.identifier.isbn978-84-948270-6-8pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84300-
dc.description.abstractPartindo de uma perspetiva sociodinâmica da memória, onde a recordação depende tanto do momento passado como do presente, e apoiado nos trabalhos de Halbwachs (1994), Changeux & Ricoeur (2001), Bergson (2012), Le Goff (2000), Michel (2016), Baddeley, Anderson, & Eysenck (2011) entre outros, este trabalho propõe reflexões em torno das seguintes perguntas: Que recordações das práticas educativas emergem quando evocamos a memória da escola do tempo do Estado Novo? Como são recordadas e que significados lhe são atribuídas? Qual o seu contributo para uma melhor compreensão da memória social da escola? Adotamos uma metodologia qualitativa no tratamento dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas aplicadas em 2017, utilizando um dos casos para análise neste trabalho. Através das narrativas foi possível verificar que o regime se revela na sala de aula, materiais, conceção de autoridade, castigos e relação entre alunos e docentes. As memórias combinam história social dos alunos, professoras e os desafios físicos e económicos. As narrativas destacam a criatividade nas práticas pedagógicas para superar as dificuldades. Os significados atribuídos às recordações revelam uma perceção sociodinâmica dos eventos biográficos, contribuindo para uma melhor compreensão da memória social da infância, da família e da escola. Concluímos que a memória da escola do tempo do Estado Novo permite-nos compor um imaginário que dialoga entre o passado e o presente, além de expor as transformações sociais da escola nas últimas décadas em Portugal.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFahrenHousept
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMemória da escola; perspetiva sociodinâmica da memória; Recordações das práticas educativas; Estado Novo.pt
dc.subjectPerspetiva sociodinâmica da memóriapt
dc.subjectRecordações das práticas educativaspt
dc.subjectEstado Novopt
dc.titleEntre passado e presente: A memória da escola do tempo do Estado Novo em Portugalpt
dc.typebookPart-
degois.publication.locationSalamancapt
degois.publication.titleLa Práctica Educativa. Historia, Memoria y Patrimoniopt
dc.relation.publisherversionhttps://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=9&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjZpOLg2oHgAhUa8uAKHT4uDBoQFjAIegQIBBAC&url=http%3A%2F%2Fwww.fahrenhouse.com%2Fomp%2Findex.php%2Ffh%2Fcatalog%2Fview%2F33%2F33%2F91-1&usg=AOvVaw353HSl3poPWylpIVB61RHjpt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2018-10-05*
dc.date.periodoembargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebookPart-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-2787-5689-
crisitem.author.orcid0000-0002-3281-6819-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros
Show simple item record

Page view(s)

466
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

161
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.