Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84245
Título: Psicologia Positiva para Auxiliares de Centro de Reabilitação com Paralisia Cerebral
Outros títulos: Positive Psychology for Assistants at the Center for the Rehabilitation of Children with Cerebral Palsy
Autor: Silva, Marlene Sofia Macedo 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Palavras-chave: Psicologia Positiva; Auxiliares; Burnout; Depressão; Engagement; Positive Psychology; Assistants; Burnout; Depression; Engagement
Data: 27-Jun-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Psicologia Positiva para Auxiliares de Centro de Reabilitação com Paralisia Cerebral
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Positive Psychology is the order of the day, when i tis recommended that people should live with quality and sense of well-being, namely, in their profession. In the contexto of a Center with Cerebral Palsy, we aimed to know the group of people who assume Auxiliary functions, supporting children with developmental specificities, limited functioning and special (educational) needs. The attention to this group of professionals motivated the presente study because we intuit that the exercise of their professional daily life is demanding, pshysically and emotionally, with a risk of burnout, depression, anxiety and stress, but at the same time allowing engagement, absorption and flow states. We wanted, then, to observe the levels in which they are in those variables. Following an action-research plan with the integration of a program called Healthier and Happier Schools Project (HHSP), to prevent negative emotions and their consequences and promote positive emotions and resilience, we designed a quasi-experimental study with a pre and post program evaluation of: burnout (MBI-HSS), depression (EADS-21), flow (WOLF) and engagement (UWES). Participants were a convenience sample of 13 assistants, between 33 and 66 years of age (M=49, SD=9.85). The results show a negative relationship between vigor and emotional exhaustion, a negative relationship between the end of the working day feeling and personal fulfillment, a positive relationship between dedication and satisfaction, and a positive relationship between length of service in the center and emotional exhaustion. We could verify that there are diferente profiles and there are assistants in situations of high risk of exhaustion. We also found that the Positive Psychology Program implemented was not effective, which leads us to consider which intervention will guide personal commitment to change and to emotional health.
A Psicologia Positiva está na ordem do dia, quando se preconiza que as pessoas devem viver com qualidade e sentimento de bem-estar, designadamente, na sua profissão. No contexto de um Centro de Reabilitação de Crianças com Paralisia Cerebral, visámos conhecer o grupo de pessoas que assume funções de Auxiliar, apoiando as crianças com especificidades de desenvolvimento, funcionamento limitado e necessidades (educativas) especiais. A atenção a este grupo de profissionais motivou o presente estudo, por intuirmos que o exercício do seu quotidiano profissional é exigente, física e emocionalmente, comportando um risco de burnout, de depressão, ansiedade e stresse, mas simultaneamente, deixando supor engagement, absorção e estados de flow. Quisemos, então, observar os níveis em que se situam naquelas variáveis. Seguindo um plano de investigação-ação, com a integração de um Programa, denominado por Healthier and Happier Schools Project (HHSP), com a finalidade de prevenir emoções negativas e suas consequências e promover emoções positivas e resiliência, idealizámos um estudo quase-experimental com avaliação pré e pós-programa de: burnout (MBI-HSS), depressão (EADS-21), flow (WOLF) e engagement (UWES), por questionário. Participaram 13 Auxiliares do sexo feminino, idade M=49, DP=9,85, variando entre os 33 e os 66 anos, que constituíram uma amostra de conveniência. Os resultados mostram uma relação negativa entre o vigor e a exaustão emocional, uma relação negativa entre o sentimento de final do dia de trabalho e a realização pessoal, uma relação positiva entre a dedicação e a satisfação, e uma relação positiva entre o tempo de serviço no Centro e a exaustão emocional. Pudemos verificar existirem perfis distintos, havendo Auxiliares em situação de elevado risco de exaustão. Constatámos, ainda, que o Programa de Psicologia Positiva implementado não se revelou eficaz, o que nos leva a equacionar que intervenção orientará para o compromisso pessoal de mudança e saúde emocional.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84245
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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